UMA QUESTÃO DE (IN)CIVILIDADE NO BRASIL MERIDIONAL: A IMIGRAÇÃO AÇORIANA NO RIO GRANDE DO SUL ATRAVÉS DA HISTORIOGRAFIA CLÁSSICA

Autores

DOI:

10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.4.253-264

Palavras-chave:

Historiografia. Imigração Açoriana. Rio Grande do Sul

Resumo

O artigo analisa o papel desempenhado pelos imigrantes açorianos no Rio Grande do Sul a partir de alguns clássicos da historiografia rio-grandense, procurando identificar os “diferentes imigrantes” presentes nessas obras. Assim, analisamos as diferentes visões existentes sobre o açoriano na historiografia rio-grandense, preocupando-nos em não reconstituir a história deste processo imigratório, mas sim identificar, nas obras analisadas, o perfil construído por seus autores para esses imigrantes do século XVIII. Tendo como referencial o entendimento de que as obras sobre a imigração açoriana no RS se encontram em temporalidades e contextos distintos, é que passaremos a investigar essa rica produção, que ora os apresenta como sujeito grosseiro e rude; trabalhador e honesto, ora como construtor da identidade gaúcha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Luciano Gevehr, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PPGDR

Realiza estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É doutor em história (2007) pela mesma Universidade, onde também realizou sua graduação em história (2000) e mestrado em história (2003). É Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR - FACCAT), onde também atua como Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Instituições, Ordenamento Territorial e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional. Participa como pesquisador dos grupos Estratégias Regionais (Universidade UNILASALLE), Núcleo de Estudos de História da Imigração (Universidade de Passo Fundo - UPF), História das mulheres e estudos de gênero	Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS). É coordenador do NIEMI - Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios e Identidades, em parceria com universidades do Brasil e do exterior. É, também, coordenador de Área do Programa Residência Pedagógica (PRP-Capes) do Curso de História da FACCAT. Seu campo de investigação privilegia, atualmente, as questões que envolvem a problemática do patrimônio cultural, da educação patrimonial, da memória,das sensibilidades, da produção dos espaços urbanos, educação e formação docente. Pesquisa, ainda sobre as representações de raça, etnia e gênero. Tem experiência na área de história, educação e desenvolvimento regional, atuando principalmente nos seguintes temas: história do Brasil e do Rio Grande do Sul, história dos municípios, movimentos migratórios históricos e contemporâneos, movimento Mucker, patrimônio cultural, espaços urbanos, memória, representações e relações de gênero, raça e etnia e processos identitários.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

GEVEHR, D. L. UMA QUESTÃO DE (IN)CIVILIDADE NO BRASIL MERIDIONAL: A IMIGRAÇÃO AÇORIANA NO RIO GRANDE DO SUL ATRAVÉS DA HISTORIOGRAFIA CLÁSSICA. Brazilian Journal of Policy and Development, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 253–264, 2020. DOI: 10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.4.253-264. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/brjpd/article/view/310. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos