NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO: UM DELÍVERY DE QUASE-MERCADO

Autores

DOI:

10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.4.233-252

Palavras-chave:

Quase-mercado, Currículo, Reformas Educacionais, Neoliberalismo.

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo a educação vista enquanto portadora de valor mercadológico e sua qualidade como característica essencial de valor competitivo de mercado no modelo neoliberal de formação do status social. O texto surge como inquietação diante de políticas de educação e reformas propostas sob direcionamentos de organismos internacionais e nacionais, permeadas por medidas economicistas e mercantis, com características de privatização, sob o propósito de superar uma suposta crise em nome do progresso, do desenvolvimento econômico e do social, gerando, em contrapartida, um distanciamento da educação como formação humana, transformando-a em fetiche.

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Biografia do Autor

Marcos da Silva e Silva, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Pós-doutorado em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2020), Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010), Pós-Graduação em Inteligência Artificial Aplicada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - IBM (2020),Pós Graduação em Ensino de Filosofia (UNESP-2015), Graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (2005), Graduação em Pedagogia 2020, Docente na Secretária da Educação do Estado de São Paulo, Docente da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Presidente da APROFFIB, coordenador regional da APROFFESP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia Geral, Educação; Comunicação, Currículo na Educação Básica, Metodologia de Pesquisa, Filosofia Afro-Brasileira; Filosofia e Sofrimento; Dor, Banzo, Transhumanismo e Pós-humanismo.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

BARBOSA, P. P. L.; SILVA, M. da S. e . NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO: UM DELÍVERY DE QUASE-MERCADO . Brazilian Journal of Policy and Development, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 233–252, 2020. DOI: 10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.4.233-252. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/brjpd/article/view/284. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos