PANDEMIA E TECNOLOGIA: A TECNOFOBIA COMO TEMA EMERGENTE POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
PANDEMIC AND TECHNOLOGY: TECHNOPHOBIA AS EMERGING TOPIC THROUGH A DIDACTIC SEQUENCE
DOI:
10.52832/jesh.v2i1.76Palavras-chave:
Aula remota, Ensino e aprendizagem, Sequência didáticaResumo
A educação é peça fundamental no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e plural. Nos tempos de pandemia houve a necessidade de readaptação das aulas presenciais para o ensino remoto, porém, alguns novos problemas podem surgir a partir disso, como a tecnofobia. O objetivo dessa pesquisa foi apresentar a temática tecnofobia aos educandos do Ensino Fundamental II e a partir disso, aplicar um questionário para perceber se algum aluno sentiu sintoma/as de tecnofobia durante as aulas remotas e justifica-se pela necessidade de compreensão de como a mudança na forma de ensino pode afetar a saúde mental dos estudantes. O estudo foi conduzido e duas turmas, referentes a uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) 8º e 9º e uma do 9º ano regular a partir da metodologia quali-quantitativa e de pesquisa-ação por meio de uma sequência didática. Pela pesquisa foi possível levar aos alunos conhecimentos básicos sobre a tecnologia no nosso cotidiano e apresentar o transtorno da tecnofobia, além de capacitar na identificação e busca de soluções sobre esse novo transtorno psicossocial, esclarecer os problemas da situação de estudo, ampliar o conhecimento científico acerca da tecnologia e da tecnofobia e com isso ampliar o nível de consciência quanto a problemática da tecnofobia no nosso cotidiano, outrossim, as aulas remotas podem ter afetado a vida estudantil dos entrevistados, já que apontaram sintomas como sentir-se distante da realidade, tontura e ficarem irritados e abrem discussões do quanto a tecnologia pode substituir o ensino presencial e as inter-relações do universo escolar.
Downloads
Métricas
Referências
Cao, W., Fang, Z., Hou, G., Han, M., Xu, X., Dong. J., & Zheng, J. (2020) The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China. Elsevier, Psychiatry Res, 287, 1-5. DOI: 10.1016/j.psychres.2020.112934 DOI: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112934
Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação - Cetic. (2013). Tecnologias e educação o uso da Internet por alunos brasileiros de Ensino Fundamental e Médio, 5(2). Obtido em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/6/panorama-setorial-agosto-2013.pdf
Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação - Cetic. (2020). Pesquisa TIC domicílios 2020. Obtido em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20211124201505/resumo_executivo_tic_domicilios_2020.pdf
Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Bahia - CRECI-BA. (2018). Mercado Imobiliário Aquecido na Suíça Baiana. Obtido em: http://www.creciba.gov.br/mercado-imobiliario-aquecido-na-suica-baiana/
Cunha, C. E. X., Moreira, M. M. G., Castro, L. R., Oliveira, L. B. B., Carvalho, A. S., Souza, A. M. A., & Ribeiro, M. V. M. R. (2021). Isolamento social e ansiedade durante a pandemia da COVID-19: uma análise psicossocial. Brazilian Journal of Health Review, 4(2), 9022-9032. https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-409. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-409
Faustino, L. S. S., & Silva, T. F. R. S. (2020). Educadores frente à pandemia: dilemas e intervenções alternativas para coordenadores e docentes. Revista Boletim de Conjuntura, 3 (7), 53-64. http://doi.org/10.5281/zenodo.3907086
Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. (3. Ed.). Porto Alegre: Artmed.
Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2021). Cidades e Estados: Vitória da Conquista. Obtido em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ba/vitoria-da-conquista.html
Lunardi, N. M. S. S., Nascimento, A., Sousa, J. B., Silva, N. R. M., Pereira, T. G. N., & Fernandes, J. S. G. (2021). Aulas Remotas Durante a Pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educação & Realidade, 46(2), 1-22. http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236106662 DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236106662
Maia, B. R., & Dias, P. C. (2020). Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da Covid-19. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, 1(37), 1-8. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067 DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067
Maranhão. (2015). Secretaria de Educação do Estado do Maranhão. Eixo Tecnologia. Obtido em: https://www.educacao.ma.gov.br/eixo-tecnologia/
Mehta, P.; McAuley, D. F.; Brown, M.; Sanchez, E.; Tattersall, R. S.; & Manson, J. J. (2020). COVID-19: consider cytokine storm syndromes and immunosuppression. The Lancet, (395), 1034-1035. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30628-0 DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30628-0
Moura, M. A., Silva, M. O., & Leal, T. L. M. C. (2021). Elaboração e validação de sequências didáticas sobre ecologia e conservação da fauna para o ensino de Biologia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, 7(12), 113664-113681. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-243 DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-243
Pasini, C. G. D., Carvalho, E., & Almeida, L. H. C. (2020). A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. FAPERGS.
Porto, L. R., Santana-Júnior, G., Nascimento, H. M. (2017) Rede urbana do estado da Bahia: o caso de Vitória da Conquista (BA). Revista de Desenvolvimento Econômico – RDE, v.2(37), 82-110. https://revistas.unifacs.br/index.php/rde/article/view/4841/3231 DOI: https://doi.org/10.21452/rde.v2i37.4841
Ramos, C.V., Camelo, C. V., Ferreira, E. S., Pereira, F. A., Almeida, J. M., Silva, L. P., Matos, M. L. S., Câncio, A. M. S., & Cordeira, T. N. (2020). Tecnofobia em tempos de educação remota. UniFTC: Vitória da Conquista. Obtido em: https://www.academia.edu/44583943/TECNOFOBIA_EM_TEMPO_DE_EDUCA%C3%87%C3%83O_REMOTA
Schneider, E. M., Fujii, R. A. X., & Corazza, M. J. (2017). Pesquisas Quali-Quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências, Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), (5)9, 569-584. https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/157/100
Schoch, A. (2016). Tecnofobia: Professor, você sofre desse mal? Associação Beneficente dos Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado Rio de Janeiro. Obtido em: https://www.appai.org.br/tecnofobia-professor-voce-sofre-desse-mal/
Silva, M. O.; & Ferreira, E. S. (2020). Percepção sobre o isolamento social devido ao coronavírus (Covid-19) em Vitória da Conquista – BA. In: Tavares, T. R. P., & Medeiros, L. H. C. (Org.) Ciências da saúde no Brasil: contribuições para enfrentar os desafios atuais e futuros (p. 23-39). Campina Grande: Editora Amplla.
Silva, M. O. (2019). Lourinha e sua turma: os quadrinhos como metodologia de ensino em temáticas socioambientais. Educação Ambiental em Ação, 17(67), 1-15. https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3585
Silva, M. O. (2021). Lourinha e sua turma. Maringá: Editora Viseu.
Silva, M. O.; & Moura, M. A. (2021). Toca o som DJ! Sequência didática sobre sexualidade com o uso de músicas e videoclipes. Journal of Education, Science and Health, (1) 3, 1–17. https://doi.org/10.52832/jesh.v1i3.30 DOI: https://doi.org/10.52832/jesh.v1i3.30
Sociedade Brasileira de Infectologia. (2020). Associação Médica Brasileira (AMB). Informa a sociedade brasileira de Infectologia (SBI) sobre o novo coronavírus. Obtido em: https://cbr.org.br/wp-content/uploads/2020/03/Informativo-em-PDF-CoV-12-03-2020.pdf.pdf
Thiollent, M. (1986). Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez.
Xing, Z. L., &a Zhi, B. X. Z. (2020). The epidemiological characteristics of an outbreak of 2019 novel coronavirus diseases (COVID-19) in China. Epidemiology Working Group for NCIP Epidemic Response, Chinese Center for Disease Control and Prevention, 41(2), 145‐151. DOI: 10.3760/cma.j.issn.0254-6450.2020.02.003. DOI: https://doi.org/10.46234/ccdcw2020.032
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Journal of Education Science and Health
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.