Produções cinemátograficas e o ensino e genética: possíveis sequências para sala de aula

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v3i1.168

Palavras-chave:

Filme, Documentário, Sequência didática, Metodologia ativa

Resumo

Existem diversas dificuldades para o ensino de genética, como a interpretação, a correlação entre os assuntos, o conteúdo abstrato, o excesso de conceitos e as informações errôneas veiculadas pela mídia. Dessa forma, o objetivo do artigo é promover um levantamento de filmes relacionados ao Ensino de Genética, e suas sequências de possíveis aplicações em sala de aula. A escolha do tema genética foi norteada a partir das matérias dentro do ensino de biologia que mais causam dificuldades de assimilação por parte dos estudantes. Para a seleção das produções cinematográficas, que foram utilizadas para formação do modelo de sequência didática, essa etapa foi dividida entre busca em plataformas de streaming (Netflix, Amazon Prime e HBO Max e no navegador online Google), utilizando palavras-chave, como genética, mutações, hereditariedade, DNA e RNA; afunilar a seleção através da leitura das sinopses e assistir aos filmes com atenção, anotando a minutagem, contexto e conteúdo das cenas nas quais haviam informações sobre o tema; e por último, formação do modelo das sequências. Após as análises, foi possível observar que os recursos audiovisuais podem ser aplicados em sala de aula, não como ilustração do conteúdo, mas sim, relacionando com os temas provocando debates e aproximando os estudantes dos assuntos tratados. Assim, considera-se com o presente trabalho que a análise das produções e a criação do modelo pode ser aplicada em diferentes contextos, contribuindo para o desenvolvimento da aula de ciências naturais, de acordo com o perfil dos alunos.

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Biografia do Autor

Lorrayne Ribeiro Farias, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduada Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Gilzeane dos Santos Sant'Ana, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Doutora Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Professora (UNIMONTES), Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

07-03-2023

Como Citar

Ribeiro Farias, L., & dos Santos Sant’Ana, G. (2023). Produções cinemátograficas e o ensino e genética: possíveis sequências para sala de aula. Journal of Education Science and Health, 3(1), 01–17. https://doi.org/10.52832/jesh.v3i1.168

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO