O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM PERÍODO DE PANDEMIA COVID-19: relatos de professores de Biologia em formação inicial

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v1i3.26

Palavras-chave:

Docência, Ensino de Biologia, Ensino remoto, Formação inicial

Resumo

Ao ser relatado sobre a educação neste período pandêmico, nota-se que não foi somente o método de ensino que sofreu alterações, do ensino presencial para o ensino remoto, mas também, a percepção dos alunos referente aos processos de ensino e aprendizagem. Discorrendo sobre estudantes do nível superior, em especial das licenciaturas, nota-se que ainda durante a Pandemia houve uma busca para que fosse possível a “permanência” no ensino remoto. Logo, pensando nisto e nas demais demandas existentes dentro da formação do futuro professor, este trabalho tem como objetivo discorrer sobre o papel do Programa Residência Pedagógica (PRP) na construção de uma visão crítica e reflexiva de licenciandos em Biologia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), durante o período de pandemia da Covid-19. Para a realização deste estudo foi adotado metodologia no formato de relato, bem como análise documentais que pudessem fundamentar a escrita deste estudo e o conhecimento do PRP, ademais, a concepção de licenciandos por meio de observações durante a participação no PRP foram essenciais para a construção deste relato. Constatou-se que as atividades do PRP de forma remota dificultaram a observação da prática docente por parte dos professores em formação inicial. Contudo, o Programa auxilia a busca do licenciando em compreender como ocorre o trabalho docente e apresentou os desafios do ensino de Biologia em tempos pandêmicos.

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Publicado

31-07-2021

Como Citar

Ramos Ratis , L. ., de Andrade Soareas, A. ., Lima da Silva Ximenes , Érica, Alves Pereira , M. das G., & Matos Paula, V. . (2021). O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM PERÍODO DE PANDEMIA COVID-19: relatos de professores de Biologia em formação inicial . Journal of Education Science and Health, 1(3), 1–12. https://doi.org/10.52832/jesh.v1i3.26

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO