As experiências no uso de Recursos Didáticos pelos Residentes Pedagógicos da Universidade Federal Rural da Amazônia campus Capanema/PA durante o Ensino Remoto
DOI:
10.52832/jesh.v2i3.120Palavras-chave:
Docência, Pandemia de COVID-19, Recursos metodológicosResumo
As atividades dos licenciandos integrantes do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) campus de Capanema, Pará, Brasil, precisaram ser adaptadas para a modalidade de ensino remoto, instruída pelas escolas públicas do município, devido a pandemia da COVID-19. Dentre as alternativas instruídas, o uso de recursos didáticos passou a ser uma das metodologias utilizadas durante as aulas feitas pelos residentes. Sendo assim, o objetivo da presente pesquisa foi verificar a experiência adquirida no uso de recursos didáticos em meio a pandemia de coronavírus, pelos residentes pedagógicos do PRP da UFRA, campus Capanema. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário online via Google Forms disponibilizados aos residentes. Para a análise dos dados, se seguiu a abordagem qualitativa, de forma que estes foram divididos e analisados em categorias, sendo estas: Categoria 1 “Recursos didáticos utilizados pelos residentes”; Categoria 2 “Possíveis dificuldades de aplicação em meio remoto” e Categoria 3 “Experiência docente adquirida”. Os resultados denotaram como os residentes fizeram o uso de diversos recursos didáticos criados através de ferramentas digitais ou adaptados ao meio remoto, e em como houve dificuldade de um retorno satisfatório dos alunos as atividades desenvolvidas devido a problemas estruturais; ressaltando que, apesar disto, os residentes adquiriram experiências diversas em meio as dificuldades, havendo um constante aprendizado no uso e aplicação de recursos didáticos
Downloads
Métricas
Referências
Alves, M., Cunha, V., Vasconcelos, L., & Neves, J. (2021). Ensino remoto no período de pandemia: dificuldades apontadas pelos docentes quanto ao uso de mídias digitais. Research, Society and Development, 10(2525-3409), 1-8. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.23889 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i15.23889
Andrade, C., & Ferreira, M. (2021). Ensino remoto: Dificuldade dos docentes em tempos de pandemia. In M. Oliveira (Org.), Educação em pauta: Olhares acadêmicos (pp. 68–78). Mundo Acadêmico. https://www.casaletras.com/_files/ugd/4a0b98_6f7128f66c9e4b5c821266ba644da412.pdf#page=68
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2020). Programa de residência pedagógica edital no 1/2020. CAPES; Brasil. https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-resid-c3-aancia-pedag-c3-b3gica-pdf
Carlomagno, M. C., & Rocha, L. C. da. (2016). Como criar e classificar categorias para fazer análise de conteúdo: uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Ciência Política, 7(1). https://doi.org/10.5380/recp.v7i1.45771 DOI: https://doi.org/10.5380/recp.v7i1.45771
Dias, B., & Ribeiro, G. (2020). A educação remota em tempos de pandemia: discutindo os processos ensino-aprendizagem e as flexibilizações dos processos educativos. Anais Do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional De Educação e Tecnologias | Encontro De Pesquisadores Em Educação a Distância), https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1126
Freitas, M. C. de, Freitas, B. M. de, & Almeida, D. M. (2020). Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino Em Perspectivas, 1(2), 1–12. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540
Godoy, A. S. (1995). Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, 35(3), 20–29. https://doi.org/10.1590/s0034-75901995000300004 DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300004
Gomes, S. M., & Barros, J. D. de S. (2022). Ensino remoto em Biologia: experienciando sequências didáticas no ensino médio em uma escola pública do Estado da Paraíba, Brasil. Journal of Education Science and Health, 2(2), 01–20. https://doi.org/10.52832/jesh.v2i2.126 DOI: https://doi.org/10.52832/jesh.v2i2.126
Mota, J. S. de. (2019). Utilização do google forms na pesquisa acadêmica. Humanidades & Inovação, 6(12), 371–373. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1106
Nicola, J. A., & Paniz, C. M. (2017). A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no Ensino de Ciências e Biologia. InFor, 2(1), 355–381. https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/view/InFor2120167
Oliveira, A. A. R. de, Cardoso, D. F., & Mattos, K. L. B. (2021). Videoaula sobre órgãos vegetativos como recurso didático no ensino remoto. Anais Educação Em Foco: IFSULDEMINAS, 1(1). https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/156
Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS (2020). Histórico da pandemia de COVID-19. https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19
Paula, G. N. S. de, Souza, B. S., Salgado, M. C. S., & Faria, D. Y. de (2021). A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A PANDEMIA: implicações do ensino remoto. Anais Educação Em Foco: IFSULDEMINAS, 1(1). https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/145
Quirino, V. (2020). A adaptação de materiais didáticos em aulas remotas de inglês em tempos excepcionais. (Trabalho de conclusão de curso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba). https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/1166
Ramos, J. L., Teodoro, V. D.e Ferreira, F. M. (2011) Recursos educativos digitais. Refexões sobre a prática. Cadernos SACAUSEF VII. p.11-34. Ministério da Educação e Ciência/DGIDC http://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/5051/1/1330429397_Sacausef7_11_35_RED_reflexoes_pratica.pdf
Ratis, R. L., Soareas, de A. A., Lima, da S., X. É., Alves, P., M. das G., & Matos, P. V. C. (2021). O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM PERÍODO DE PANDEMIA COVID-19: relatos de professores de Biologia em formação inicial . Journal of Education Science and Health, 1(3), 1–12. https://doi.org/10.52832/jesh.v1i3.26 DOI: https://doi.org/10.52832/jesh.v1i3.26
Senhoras, E. (2020). Impacto da pandemia da Covid-19 na educação. Anais do VII Conedu, Online, 1-11. https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68707
Silva, G., Frassão, K., Souza, K., Dotta, D., Flor, R., & Silva, E. (2021). Recursos digitais para o ensino de matemática. Anais do Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs (Issues 2448-0010, pp. 1–4). http://200.132.92.95/index.php/xsiepex/article/view/3363/773
Biazolli, C. C., Gregolin, I. V., & Stassi-sé, J. C. (2021). Contribuições do Programa Residência Pedagógica à formação inicial de futuros professores de línguas: aspectos da parceria colaborativa. Formação Docente – Revista Brasileira De Pesquisa Sobre Formação De Professores, 13(26), 155–170. https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.420 DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.420
Verli, M., Gonçalves, C. O. L., & Magalhães Neto, M. A. (2021). Dificuldades enfrentadas por alunos e professores durante o ensino remoto da disciplina de biologia. Biomotriz, 15(1), 418–425. https://doi.org/10.33053/biomotriz.v15i1.577 DOI: https://doi.org/10.33053/biomotriz.v15i1.577
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Journal of Education Science and Health
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.