As experiências no uso de Recursos Didáticos pelos Residentes Pedagógicos da Universidade Federal Rural da Amazônia campus Capanema/PA durante o Ensino Remoto

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v2i3.120

Palavras-chave:

Docência, Pandemia de COVID-19, Recursos metodológicos

Resumo

As atividades dos licenciandos integrantes do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) campus de Capanema, Pará, Brasil, precisaram ser adaptadas para a modalidade de ensino remoto, instruída pelas escolas públicas do município, devido a pandemia da COVID-19. Dentre as alternativas instruídas, o uso de recursos didáticos passou a ser uma das metodologias utilizadas durante as aulas feitas pelos residentes. Sendo assim, o objetivo da presente pesquisa foi verificar a experiência adquirida no uso de recursos didáticos em meio a pandemia de coronavírus, pelos residentes pedagógicos do PRP da UFRA, campus Capanema. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário online via Google Forms disponibilizados aos residentes. Para a análise dos dados, se seguiu a abordagem qualitativa, de forma que estes foram divididos e analisados em categorias, sendo estas: Categoria 1 “Recursos didáticos utilizados pelos residentes”; Categoria 2 “Possíveis dificuldades de aplicação em meio remoto” e Categoria 3 “Experiência docente adquirida”. Os resultados denotaram como os residentes fizeram o uso de diversos recursos didáticos criados através de ferramentas digitais ou adaptados ao meio remoto, e em como houve dificuldade de um retorno satisfatório dos alunos as atividades desenvolvidas devido a problemas estruturais; ressaltando que, apesar disto, os residentes adquiriram experiências diversas em meio as dificuldades, havendo um constante aprendizado no uso e aplicação de recursos didáticos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alessandra Borges de Lima, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). 

Tainan Amorim Santana, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Docente da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Referências

Alves, M., Cunha, V., Vasconcelos, L., & Neves, J. (2021). Ensino remoto no período de pandemia: dificuldades apontadas pelos docentes quanto ao uso de mídias digitais. Research, Society and Development, 10(2525-3409), 1-8. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.23889 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i15.23889

Andrade, C., & Ferreira, M. (2021). Ensino remoto: Dificuldade dos docentes em tempos de pandemia. In M. Oliveira (Org.), Educação em pauta: Olhares acadêmicos (pp. 68–78). Mundo Acadêmico. https://www.casaletras.com/_files/ugd/4a0b98_6f7128f66c9e4b5c821266ba644da412.pdf#page=68

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2020). Programa de residência pedagógica edital no 1/2020. CAPES; Brasil. https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-resid-c3-aancia-pedag-c3-b3gica-pdf

Carlomagno, M. C., & Rocha, L. C. da. (2016). Como criar e classificar categorias para fazer análise de conteúdo: uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Ciência Política, 7(1). https://doi.org/10.5380/recp.v7i1.45771 DOI: https://doi.org/10.5380/recp.v7i1.45771

Dias, B., & Ribeiro, G. (2020). A educação remota em tempos de pandemia: discutindo os processos ensino-aprendizagem e as flexibilizações dos processos educativos. Anais Do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional De Educação e Tecnologias | Encontro De Pesquisadores Em Educação a Distância), https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1126

Freitas, M. C. de, Freitas, B. M. de, & Almeida, D. M. (2020). Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino Em Perspectivas, 1(2), 1–12. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540

Godoy, A. S. (1995). Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, 35(3), 20–29. https://doi.org/10.1590/s0034-75901995000300004 DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300004

Gomes, S. M., & Barros, J. D. de S. (2022). Ensino remoto em Biologia: experienciando sequências didáticas no ensino médio em uma escola pública do Estado da Paraíba, Brasil. Journal of Education Science and Health, 2(2), 01–20. https://doi.org/10.52832/jesh.v2i2.126 DOI: https://doi.org/10.52832/jesh.v2i2.126

Mota, J. S. de. (2019). Utilização do google forms na pesquisa acadêmica. Humanidades & Inovação, 6(12), 371–373. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1106

Nicola, J. A., & Paniz, C. M. (2017). A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no Ensino de Ciências e Biologia. InFor, 2(1), 355–381. https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/view/InFor2120167

Oliveira, A. A. R. de, Cardoso, D. F., & Mattos, K. L. B. (2021). Videoaula sobre órgãos vegetativos como recurso didático no ensino remoto. Anais Educação Em Foco: IFSULDEMINAS, 1(1). https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/156

Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS (2020). Histórico da pandemia de COVID-19. https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19

Paula, G. N. S. de, Souza, B. S., Salgado, M. C. S., & Faria, D. Y. de (2021). A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A PANDEMIA: implicações do ensino remoto. Anais Educação Em Foco: IFSULDEMINAS, 1(1). https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/145

Quirino, V. (2020). A adaptação de materiais didáticos em aulas remotas de inglês em tempos excepcionais. (Trabalho de conclusão de curso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba). https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/1166

Ramos, J. L., Teodoro, V. D.e Ferreira, F. M. (2011) Recursos educativos digitais. Refexões sobre a prática. Cadernos SACAUSEF VII. p.11-34. Ministério da Educação e Ciência/DGIDC http://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/5051/1/1330429397_Sacausef7_11_35_RED_reflexoes_pratica.pdf

Ratis, R. L., Soareas, de A. A., Lima, da S., X. É., Alves, P., M. das G., & Matos, P. V. C. (2021). O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM PERÍODO DE PANDEMIA COVID-19: relatos de professores de Biologia em formação inicial . Journal of Education Science and Health, 1(3), 1–12. https://doi.org/10.52832/jesh.v1i3.26 DOI: https://doi.org/10.52832/jesh.v1i3.26

Senhoras, E. (2020). Impacto da pandemia da Covid-19 na educação. Anais do VII Conedu, Online, 1-11. https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68707

Silva, G., Frassão, K., Souza, K., Dotta, D., Flor, R., & Silva, E. (2021). Recursos digitais para o ensino de matemática. Anais do Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs (Issues 2448-0010, pp. 1–4). http://200.132.92.95/index.php/xsiepex/article/view/3363/773

Biazolli, C. C., Gregolin, I. V., & Stassi-sé, J. C. (2021). Contribuições do Programa Residência Pedagógica à formação inicial de futuros professores de línguas: aspectos da parceria colaborativa. Formação Docente – Revista Brasileira De Pesquisa Sobre Formação De Professores, 13(26), 155–170. https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.420 DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.420

Verli, M., Gonçalves, C. O. L., & Magalhães Neto, M. A. (2021). Dificuldades enfrentadas por alunos e professores durante o ensino remoto da disciplina de biologia. Biomotriz, 15(1), 418–425. https://doi.org/10.33053/biomotriz.v15i1.577 DOI: https://doi.org/10.33053/biomotriz.v15i1.577

Downloads

Publicado

26-09-2022

Como Citar

Borges de Lima, A., & Amorim Santana, T. (2022). As experiências no uso de Recursos Didáticos pelos Residentes Pedagógicos da Universidade Federal Rural da Amazônia campus Capanema/PA durante o Ensino Remoto. Journal of Education Science and Health, 2(3), 1–10. https://doi.org/10.52832/jesh.v2i3.120

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)