Relato do uso de metodologias alternativas para o ensino de ciências da natureza no ensino fundamental
DOI:
10.52832/jesh.v3i1.182Palavras-chave:
Aprendizagem, Educação, Elementos Químicos, Jogos didáticos, Meio AmbienteResumo
Os jogos didáticos se apresentam como uma ferramenta de grande importância durante as aulas de ciências da natureza. O emprego de atividades práticas, como jogos quando usadas pelo professor de forma adequada em sala de aula, viabilizam a aprendizagem de novos conceitos e/ou conteúdos. Nesta perspectiva, é importante inovar e propor atividades que referem-se a conteúdos de ciências da natureza de forma simples, possibilitando aos alunos o protagonismo durante as aulas. Nesse intuito, o presente estudo visa trabalhar os seguintes temas: tabela periódica e meio ambiente (ciências da natureza). Para tanto, as atividades (jogos didáticos, cruzadinhas entre outras) foram realizadas durante o mês de abril do ano 2022 em uma escola pública do município de Medeiros Neto – Bahia, em duas turmas do ensino fundamental II: uma do 8º ano, com 25 alunos e uma do 9º ano, com 19 alunos. Constatou-se através da observação que os alunos interagiram e se mostraram extremamente participativos durante as aulas.
Downloads
Métricas
Referências
Almeida, P. N. (2003). Educação lúdica: Técnica e Jogos Pedagógicos. 11ª ed. São Paulo: Loyola, 295 p.
Almeida, B. Araújo, M. Cardoso, N. & Lima, J. (2020). Uso de Metodologias Alternativas no Ensino de Ciências em uma Escola Pública do Município de Independência-Ce. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 4(1) 4. 1https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i1.10751 DOI: https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i1.10751
Alves, P. C. S. (2010). Desenvolvimento de atividade lúdica para o auxílio na aprendizagem de citologia: Baralho das organelas citoplasmáticas. Revista da SBEnBio, 03: 4085 -4101.
Alves, R. M. M., De Araujo, M. S. M., Lustosa, M. S.& Geglio, P. C. (2015) A aula prática no ensino de Biologia: uma estratégia na abordagem do conteúdo de DNA. In: In: II Congresso Nacional de Educação, Campina Grande - PB, 2015. Anais II CONEDU - (2015).
Araújo, M. & Leite, A. (2020) “O caminho das ervilhas”: recurso didático no ensino da genética mende-liana. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 11 (6),514-529. https://doi.org/10.26843/rencima.v11i6.1878 DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i6.1878
BRASIL. (2018) Base nacional comum curricular. Brasília. Senado Federal.
Benetti, B. & Carvalho, L. M. de. A. (2002) A temática ambiental e os procedimentos didáticos: perspectivas de professores de ciências. In: Encontro “Perspectivas do Ensino de Biologia”, 8, São Paulo. Atas. São Paulo: FEUSP, 1 CD- ROM.
Bender, D. & Costa, G. M. T da. (2018) Ensino aprendizagem de ciências: Metodologias que contribuam no processo. Revista de Educação do Ideau, 13 (27), 01-12.
Bernardes, L. S. Soares, P. L. Dos Santos. N. M. L. Costa, F. J. & Torquetti, C. G. (2016) Uso de metodologias alternativas no ensino de Ciências: um estudo realizado com o conteúdo de serpentes. Ensino, Saúde, Ambiente. Niterói, 9 (1), https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i1.a21216. DOI: https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i1.a21216
Bizzo, N. (2000) A avaliação oficial de materiais didáticos de Ciências para o ensino fundamental no Brasil. In: Encontro Perspectivas Do Ensino De Biologia, 7. Anais. São Paulo. p. 54-58. https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000100008 DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000100008
Bogéa, T. Araújo, A. Cardoso, A. A. S. Melo, J. V. Rocha, R. F. T. & Dos Santos, L. L. P (2020) O jogo educativo “caça-piolhos”: como prevenir a pediculose brincando. Revista ensino de Ciências e Matemática, v. 11 (1),189–201.https://doi.org/10.26843/rencima.v11i1.1843 DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i1.1843
Campos, L. M. L., Felicio, A. K. C. & Bortoloto, T. M. (2003) A produção de jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Cadernos dos Núcleos de Ensino, São Paulo, p. 35-48.
Cunha, M. B. (2012.) Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, v. 34 (2), 92-98.
Freiberger, R. M. & Berbel, N. A. N. (2010). A importância da pesquisa como princípio educativo na atuação pedagógica de professores de educação infantil e ensino fundamental. Cadernos de Educação, FaE/PPGE/UFPel. Pelotas (37) 207 – 245.
Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra.
Guimarães, L. R. (2009). Série Professor em Ação: Atividades para Aulas de Ciências, Ensino Fundamental 6° ao 9° ano. São Paulo: Nova Espiral.
Lakatos, E. M.& Marconi, M. A. (2001). Fundamentos metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas.
Lima, R.M.S. Lima, A.N. Silva, R.V. Silva, V.H. E. & Araújo, M.L.F. (2010). Ensino de biologia em escolas públicas estaduais: um olhar a partir das modalidades didáticas. Atas da X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão –J PE, Recife. Disponível em http://www.sigeventos.com.br/jepex/inscricao/resumos/0001/R0598-1.PDF. Acesso em 12 set 2022.
Lorenzetti, L. & Delizoicov, D. (2001). Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 3 (1), https://doi.org/10.1590/1983-21172001030104 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172001030104
Mattar, J.Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson, 2010.
Martins, A. M. Silva, D. M. & Santos, M. P. (2019). Percepção de alunos e professores sobre as aulas práticas de ciências em escolas estaduais de Formosa (GO). Scientia Naturalis, 1 (3), 37–51 https://bit.ly/30MX3Jd.
Moura, H. F. N. Pacheco, A. A. Moura, A. C.C. Silva, F.F. Alves, P. C. S. Valois, R. S. Rêgo, S. S. Sousa, S. A. Pitombeira, T. N. & Dantas, S. M. M.M. (2010). Ferramenta Didática para a Aprendizagem de Conceitos em Biologia dos Organismos: Bingo dos Seres Vivos. Revista da SBEnBio. n.03 p. 3595-3605, 2010.
Nascimento, A. M. D. De Lucca Junior, Santos, W. R. L. C. & Dolabella, S. S. (2013). Parasitologia lúdica: o jogo como agente facilitador na aprendizagem das parasitoses. Scientia Plena. 9 (7a). https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/1380
Pedroso, C. V. (2009). Jogos didáticos no ensino de biologia: Uma proposta Metodológica baseada em módulo didático. IX Congresso nacional de Educação – EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Pscicopedagogia. Curitiba. 2009.
Piffero, E. F. Soares, R. G. Coelho, C. P. & Roehrs, R. (2020). Metodologias ativas e o ensino de biologia: desafios e possibilidades no novo ensino médio. Ensino & Pesquisa, 18(2),48–63. https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.2.48-63 DOI: https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.2.48-63
Santana, E. M. (2006). Bingo Químico: Uma atividade Lúdica envolvendo símbolos e nomes dos elementos.2006.
Santos, A. P.B.& Michel, R. C. (2009). Vamos jogar uma Química? Química Nova na Escola, 31 (3), 179 – 183.
Silva, P. M. C., Martins, E. R.& Matos, W. R. (2013). Parasitoses intestinais: uma abordagem lúdica numa escola pública do município de Duque de Caxias, RJ. Saúde e ambiente em revista, 8 (1), 43-53.
Weber, B. V. Simon, C. Pause, C. Perinazzo, J. Banzana, G. C. L. Perassolo, C. P. Vesz, V. Stadlober, B. C.& Pedroso, D. (2013). Brincar e aprender com a Parasitologia. Ver. Trajetória Multicursos – FACOS/CNEC, 5(6): 36-45, 2013.
Valois, R.S., Pacheco, A.A., Moura, A.C.C., Silva, F.F., Moura, H.F.N., Alves, P.C.A., Sousa, S.A., Rêgo, S.S., Pitombeira, T.N. & Dantas, S.M.M.M. (2010). Trilhando Conhecimento Ecológico”, Revista de SBEnBIO, (3), 3930-3938.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Journal of Education Science and Health
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.