PROFESSORES INICIANTES DO NOVO MODELO DE FORMAÇÃO 12ª+3: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DO NÍVEL SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE
DOI:
10.52832/jesh.v5i3.616Resumo
O presente artigo reflete sobre os desafios dos professores em relação a duração do curso de formação nos institutos de formação e seu ingresso no ensino superior. Pretende-se trazer algumas discussões dos recém formados e neste momento a exercer as suas atividades profissionais na escola e sua motivação em relação a continuação de estudos no ensino superior, uma vez que são professores jovens ainda com desejo de evoluir profissional e academicamente. Para sustentar este trabalho definimos os seguintes objetivos: objetivo Geral - Compreender a política do modelo de formação 12ª+3 em Moçambique e aspetos ligados ao ingresso no ensino superior. Objetivos Específicos:- Identificar a duração da formação 12ª + 3; - Mencionar os requisitos para ingresso na formação de professores; - Identificar as diferenças do modelo atual a anterior; - Descrever aspetos do ingresso ao ensino superior para os professores iniciantes com a formação no modelo 12ª+3. A metodologia utilizada foi a entrevista estruturada, que segundo Leite (2008), é aquela em que o entrevistador cumpre um roteiro previamente determinado, realizando-se segundo um formulário elaborado, sendo ainda, efetuada de preferência com pessoas selecionadas de acordo com uma planificação prévia. De salientar, que no universo de 5 escolas do ensino publico, selecionou - se cinco professores primários e recém formados nos Institutos de formação de professores primários e foram submetidos a técnica de entrevista para perceber em relação a temática aqui levantada, esses professores fazem parte em duas (2) escolas primárias da cidade de Maputo em Moçambique.
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