O DOCENTE SUPERIOR E A SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO (SPA): A BUSCA DA MELHOR QUALIDADE DE VIDA E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v5i1.533

Resumo

O estudo apresenta como tema central a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), buscando uma investigação da forma que a SPA atingi os Docentes Superiores e suas práticas pedagógicas. Depressão, exaustão, tensão desânimo, impaciência, agitação. São alguns dos sintomas que surgiram com o século XXI. Novas tecnologias são apresentadas há todo momento e os usuários recebem uma carga imensa de informações simultâneas, mentes são estimuladas diariamente e uma sobrecarga cerebral atinge a humanidade, roubando a energia que deveria ser usada para manter o corpo em perfeito funcionamento. O Docente Superior (DS), em sua prática, exige um esforço intelectual intenso e, precisa manter-se atento, produtivos e, na maioria das vezes, realizam o seu trabalho sob uma grande pressão, favorecendo a possibilidade do desenvolvimento da SPA. A natureza quanto à abordagem consiste em uma pesquisa de objetivo exploratório e descritivo, através de um procedimento bibliográfico com ênfase nos autores dedicados à temática abordada e suas contribuições. O estudo tem por objetivo apresentar a SPA, suas causas, sintomas e prejuízos, bem como a importância de uma prevenção, para uma melhor qualidade de vida, para os DSs, facilitando o desenvolvimento das suas práticas pedagógicas. Respondendo à questão objeto do estudo: Como o Docente Superior deve estabelecer um processo de prevenção, contra a Síndrome do Pensamento Acelerado, na busca de uma qualidade de vida física e mental sem prejuízo nas suas práticas profissionais pedagógicas? Aquele DS, com a possibilidade de se permitir a conhecer-se e compreender a real situação, que sua saúde se encontra, de uma forma racional e consciente, desfrutará dos benefícios de uma melhor qualidade de vida, com um bem-estar físico e mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gicele Santos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente Superior e Pesquisadora Multidisciplinar. UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil-RS. UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil; UNINTER – Centro Universitário Internacional, Porto Alegre, RS, Brasil; UNITRI – Centro Universitário do Triângulo Mineiro, Uberlândia, MG, Brasil. Diversas Graduações (7) e Pós-Graduações (17). Mestranda PPGEDU/UFRGS. Registros Profissionais: CRA-RS Nº RS-055130/O. CAU-RS Nº A87479-5.  CFEP Nº 23.008.098. CREA-RS Nº 220115875-4.

Referências

Apple, Michael. (1995). Trabalho Docente e Textos: Economia e Políticas das Relações de Classe e de Gênero em Educação. Porto Alegre: Artes Médicas.

Cirillo, Francesco. (2019). A Técnica Pomodoro – O Sistema de Gerenciamento de Tempo que Transformou o Modo comoTrabalhamos. Rio de Janeiro: Editora Sextante.

Cury, Augusto Jorge. (2003). Pais brilhantes - Professores Fascinantes. Rio de Janeiro: Editora Sextante.

__________________. (2013). ANSIEDADE - Como Enfrentar o Mal do Século. A Síndrome do Pensamento Acelerado: como e porque a humanidade adoeceu coletivamente, das crianças aos adultos. 1ª. Ed. São Paulo: Editora Saraiva.

__________________. (2023). 12 SEMANAS PARA MUDAR UMA VIDA: Desenvolva a gestão emocional, enriqueça a emoção e promova a saúde psíquica. Niterói/RJ: Editora Academia.

Eisenstein, Evelyn, & Bestefenon, Susana B. (2011). Geração Digital: Riscos das Novas Tecnologias para Crianças e Adolescentes. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, 10 (2), 42-52, Rio de Janeiro: HUPE/EdUER. Disponível em: http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=105#citar

Acesso em: 12/11/2023.

Gil, Antônio Carlos. (2002). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª. Ed. São Paulo: Editora Atlas.

Kanaame, Roberto. (1999). Comportamento Humano nas Organizações: O Homem Rumo ao Século XXI. 2ª. Ed. São Paulo: ATLAS, p.36-55.

OMS. Organização Mundial de Saúde (OMS). (1993). Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10. Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas.

Oliveira, Sidnei. (2009). Geração Y: Era das Conexões, Tempo de Relacionamentos. São Paulo: Clube de Autores.

Scott, Steve J., & Davenport, Barrie. (2018). Organize Sua Mente. Como parar de Pensar, Aliviar a Ansiedade e Eliminar os Pensamentos Negativos. Rio de Janeiro: Alta Books.

Triviños, Augusto Nibaldo Silva. (1987). Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas.

Wilson, Rob, & Branch, Rhena. (2011). Terapia Cognitivo-Comportamental para Leigos. Tradução Lia Gabriele. Rio de Janeiro: Alta Books.

Downloads

Publicado

25-03-2025

Como Citar

Silva, G. S. da. (2025). O DOCENTE SUPERIOR E A SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO (SPA): A BUSCA DA MELHOR QUALIDADE DE VIDA E PRÁTICA PEDAGÓGICA. Journal of Education Science and Health, 5(1), 1–16. https://doi.org/10.52832/jesh.v5i1.533

Edição

Seção

REVISÕES DA LITERATURA