A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA CIENTÍFICA PARA A FORMAÇÃO DO PESQUISADOR

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v5i2.532

Resumo

A escrita científica desempenha um papel crucial na formação do pesquisador — permitindo uma comunicação eficaz e direcionada —, a qual passa por diversas mudanças durante sua jornada acadêmica, visto que o desenvolvimento dessa habilidade e da ampliação do vocabulário científico é construído durante a trajetória de sua formação. Assim, o objetivo desta investigação é destacar a importância da escrita científica e o desenvolvimento dessa habilidade no pesquisador. Para tanto, foi realizada revisão integrativa de literatura dos artigos científicos, na qual foi utilizada a base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os artigos selecionados foram submetidos aos critérios de inclusão e exclusão, com período de publicação de 2014 a 2024. Diante dos resultados encontrados, é notório que a formação do pesquisador e sua jornada são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades e competências no campo da ciência, pois o desenvolvimento da sua carreira tem início na graduação e se estende para programas de pós-graduação. Ademais, é possível ter uma compreensão aprofundada sobre o tema e sobre a comunicação realizada pelo pesquisador por meio da escrita científica.

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Bertoldi, A. (2020). Alfabetização científica versus letramento científico: um problema de denominação ou uma diferença conceitual?. Revista Brasileira de Educação, 25.

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Junior, N. K. (2014). Estrutura, estilo e escrita de artigo científico: a maneira com que pesquisadores reconhecem seus pares. Revista Brasileira de Oftalmologia, 73(5), 257-259.

Machado, J., & Alves, J. M. (2014). Coordenação, supervisão e liderança–escola, projetos e aprendizagens. Porto: Universidade Católica Editora.

Massi, L., & Queiroz, S. L. (2015). Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro.

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Rodrigues, R. F. L. (2022). Competência em informação, escrita científica e educação do cientista. Perspectivas em Ciência da Informação, 27, 221-241.

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Biografia do Autor

Eveline Ernica Borges Yamassaki, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestra pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professora na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Lucas Fernandes Melo Yamassaki, Universidade Católica de Campo Grande

Especialista pela Universidade Católica de Campo Grande (UCDB).

Felipe Maciel dos Santos Souza, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor pela Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Referências

Abreu, R. M. A., & Junior, A. S. L. (2016). A formação do pesquisador e a Pós-Graduação em Educação no Brasil. Revista de Educação PUC-Campinas, 21(1), 89-101.

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Rodrigues, R. F. L. (2022). Competência em informação, escrita científica e educação do cientista. Perspectivas em Ciência da Informação, 27, 221-241.

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Publicado

16-04-2025

Como Citar

Yamassaki, E. E. B., Yamassaki, L. F. M., & Felipe Maciel dos Santos Souza. (2025). A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA CIENTÍFICA PARA A FORMAÇÃO DO PESQUISADOR. Journal of Education Science and Health, 5(2), 1–10. https://doi.org/10.52832/jesh.v5i2.532

Edição

Seção

REVISÕES DA LITERATURA