A EMERGÊNCIA DA HISTÓRIA AMBIENTAL DE UBERABA E TEMPORALIDADES: ESTUDO DA NATUREZA E CIDADE NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO BÁSICO

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v5i1.522

Resumo

Este artigo analisa a emergência histórico-cultural da história ambiental em Uberaba, Minas Gerais, conforme perspectivas de autores. Martinez (2016, p. 40), destaca a necessidade de explicitar as variáveis que sustentam a relação entre evidências e explicações de eventos históricos e culturais. Reconhece-se a inseparabilidade entre natureza, cidade e cultura, embora existam processos naturais, sociais e culturais ainda fora do controle humano. A pesquisa aborda a problemática ambiental urbana gerada pela modernidade capitalista, utilizando uma abordagem histórico-dialética qualitativa e bibliográfica, baseada em documentos do Arquivo Público Municipal de Uberaba (APU) de 2005. O artigo divide-se em três partes sobre a história ambiental na educação pública. A primeira examina a questão da natureza no contexto da globalização capitalista, com foco na realidade socioambiental contemporânea. A segunda explora a emergência da história ambiental, seu caráter interdisciplinar e sua interface com a geografia urbana, investigando a relação entre natureza e cidade. A terceira parte discute a importância de propor soluções para problemas ambientais urbanos no contexto da produção da cidade e do desenvolvimento sustentável. Os dados indicam que 78% dos estudantes desconhecem o tema, enquanto 22% aprendem sobre ele por meio do projeto político-pedagógico e da Educação Ambiental (EA), realizados anualmente na escola. Conclui-se que, frente à globalização neoliberal, a cidade se torna um espaço estratégico para tanto a reprodução do sistema capitalista quanto para a construção de um novo paradigma socioeconômico e ambiental, especialmente na educação básica.

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Biografia do Autor

Alexandar Maria de Carvalho Alves, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Pedagogia UNIPAC, História UNIUBE e Educação Especial UNISANTA, Pós- Graduada África e suas Diásporas pela UNIFESP- Brasil Uberaba-MG, Professora Escola Estadual Lauro Fontoura.

Geisla Aparecida de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Matemática e Física UNIPAC e Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior UFU, Mestre em Matemática UFU,  Professora Escola Estadual Professor Chaves, Uberaba MG.

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Publicado

22-02-2025

Como Citar

Alexandar Maria de Carvalho Alves, & Geisla Aparecida de Carvalho. (2025). A EMERGÊNCIA DA HISTÓRIA AMBIENTAL DE UBERABA E TEMPORALIDADES: ESTUDO DA NATUREZA E CIDADE NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO BÁSICO. Journal of Education Science and Health, 5(1), 1–13. https://doi.org/10.52832/jesh.v5i1.522

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL