OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS PELO ENSINO PODEM SER TRANSMITIDOS PELA HERANÇA EPIGENÉTICA?

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v4i4.474

Resumo

Este artigo analisa e discute a possibilidade em se transmitir os conhecimentos adquiridos no ensino por meio da herança epigenética para a descendência, com os objetivos de expor o que a literatura apresenta quanto aos mecanismos epigenéticos e o que há disponível na literatura científica sobre a origem do conhecimento humano e desenvolvimento da aprendizagem. Desse modo, foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos publicados entre os anos de 2002 e 2024, com o auxílio do buscador do Portal de Periódicos da CAPES. Foram utilizados como descritores de assuntos os termos “Epigenetics”, “Knowledge”, “Transmission” e “Heredity”. Os descritores ainda foram testados em português e espanhol, mas não foram obtidos resultados no Portal. Como critério de inclusão foram utilizados os artigos científicos publicados no período de 2002 a 2024, que tivessem relação com o tema, e como critério de exclusão os dados de outro material que não seja artigo científico e que não tivesse acesso completo ao texto gratuitamente. Foram obtidos 45 resultados, e após a filtragem restaram apenas seis artigos. Como resultado, destaca-se a relação entre as teorias da origem do conhecimento e a epigenética, já que esta é capaz de influenciar a expressão dos genes relacionados ao desenvolvimento cognitivo, sugerindo que fatores genéticos e ambientais desempenham um papel crucial na formação da mente e da personalidade. Entretanto, é difícil mensurar o impacto da epigenética na transmissão dos conhecimentos adquiridos, suscitando a necessidade de novas pesquisas para entender melhor os seus mecanismos e implicações na aprendizagem humana.

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Biografia do Autor

Gabrielle Nóbrega Alves, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Ciências Biológicas (UFCG). Patos, PB, Brasil. 

Wesley Kauã da Silva Lima, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando em Ciências Biológicas (UFCG). Patos, PB, Brasil.

Marcos Antonio Nobrega de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Professor Associado, Orientador, (UFCG), Patos, PB, Brasil.

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Publicado

30-11-2024

Como Citar

Gabrielle Nóbrega Alves, Wesley Kauã da Silva Lima, & Marcos Antonio Nobrega de Sousa. (2024). OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS PELO ENSINO PODEM SER TRANSMITIDOS PELA HERANÇA EPIGENÉTICA?. Journal of Education Science and Health, 4(4), 1–17. https://doi.org/10.52832/jesh.v4i4.474

Edição

Seção

REVISÕES DA LITERATURA