UTILIZAÇÃO DO PODCAST NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA
DOI:
10.52832/rensin.v1.211Palavras-chave:
Aprendizagem ativa, Ensino e aprendizagem, Educação Básica, Tecnologias digitaisResumo
No contexto de uso de tecnologias digitais associadas à educação, o presente estudo objetivou investigar a aceitabilidade e o desempenho de discentes da Educação Básica no que se refere à utilização do podcast como ferramenta metodológico no Ensino de Biologia. Com aspecto qualitativo, a pesquisa foi desenvolvida em uma turma de educação básica do Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Abaetetuba, composta por 30 alunos, nas seguintes fases: 1 – apresentação da proposta metodológica; 2 – produção de Podcasts; 3 – apresentação dos Podcasts em sala de aula; e 4 – produção e aplicação de um questionário que investiga a percepção dos discentes. Os resultados apontaram que a maioria dos alunos acreditam que as tecnologias digitais contribuem para o Ensino de Biologia. Entretanto, poucos estudantes conheciam o Podcast como ferramenta metodológica para o ensino. De todo modo, concordam que essa ferramenta possa contribuir para a aprendizagem em Biologia e se sentem capazes de produzi-lo. A perspectiva é de que o Podcast seja cada vez mais usado no Ensino de Biologia, tendo em vista suas vantagens relacionadas a fácil produção, disseminação e compreensão das informações.
Referências
BASTOS, T. B. M. C.; BOSCARIOLI, C. A competência docente e sua complexidade de conceituação: Uma revisão sistemática. Educação em Revista, v. 37, p. 1-26, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/WbXMQk7cMMYWWTsBYK7v8Vp/?lang=pt. Acesso em: 04 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698235498
BOSCARIOLI, C. Educação com Tecnologias Digitais na Educação Básica: reflexões, anseios e distâncias pela formação docente. Revista de Educação Pública, v. 31, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13391/11108. Acesso em: 20 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13391
BOTTENTUIT-JUNIOR, J.; COUTINHO, C. M. Blog e Wiki: os futuros professores e as ferramentas da web 2.0. In: IX Simpósio Internacional de Informática Educativa. p.199-204, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 01 fev. 2022.
CARDOSO, A. G. R.; SILVA, N. C.; MARTINS, A. A. P.; MONTENEGRO, A.V.; PEREIRA, L. C. S.; SANTOS, H. L. G. O retorno de atividades acadêmicas presenciais no ensino médio no pós-pandemia na visão de discentes. Revista Ciências & Ideias, v. 13, n. 3, p. 81-92, 2022. DOI: https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2207
CARVALHO, A. A.; AGUIAR, C.; CARVALHO, C. J.; OLIVEIRA, L. R.; CABECINHAS, R.; MARQUES, A.; SANTOS, H. Taxonomia de Podcasts, 2008. Disponível em: http://www.iep.uminho.pt/podcast/Taxonomia_Podcasts.pdf. Acesso: 13 ago. 2022.
CARVALHO, A. A. A. Podcasts no ensino: contributos para uma taxonomia. “Ozarfaxinars”, Centro de Formação de Associação das Escolas de Matosinhos, volume único, 2009. Disponível em: www.cfaematosinhos.eu/Podcasts%20no%20Ensino_08.pdf. Acesso em: 13 jan. 2023.
CASTRO, L. H. P.; CONDE, I. B.; PAIXÃO, G. C. Podcasts exploratórios e colaborativos: oralizando conhecimentos em um curso de graduação a distância. Revista Tecnologias na Educação, v. 6, n. 11, 2014 Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/Art17-ano6-vol11-dez2014.pdf. Acesso em: 12 jan. 2023.
DUARTE, S. M. Os impactos do modelo tradicional de ensino na transposição didática e no fracasso escolar. 2018. Tese de Doutorado. Universidade Fernando Pessoa (Portugal), 2018.
FREIRE, E. P. A. O podcast como ferramenta de educação inclusiva para deficientes visuais e auditivos. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 24, n. 40, 2011. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X2028
FREIRE, E. P. A. Conceito educativo de podcast: um olhar para além do foco técnico. Educação, Formação e Tecnologia, v. 6, n. 1, 2013. Disponível em: http://eft.educam.ptindex.phpeftarticleview340. Acesso em: 20 jun. 2022.
FREIRE, F. M. P.; ALMEIDA, R. Q.; AMARAL, S. F. A Leitura no Oceano da Internet. 1ª ed. Cortez: São Paulo, Brasil, 2003.
LÉVY, P. Cibercultura. ed. 34, Rio de Janeiro, Brasil, 1999.
MIRANDA, I. M. V. D. Projetos de mobile learning como ferramenta de ensino. 2013. 46 f. Trabalho de Monografia (Graduação no curso de licenciatura em computação). Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas. Universidade Estadual da Paraíba. Patos, 2013.
MORAN, J. M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Papirus, ed. 21, p. 36-46, 2013.
MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2006.
NUNES, C. O bom uso de objetos de aprendizagem. In: CARNAVALE, V. Tecnologia Educacional e Aprendizagem. Livro Pronto, 1ª ed. São Paulo, Brasil. 280 p. 2008.
OLIVEIRA, L. C. V. O podcast no ensino de ciências da natureza: uma revisão bibliográfica no Brasil e em Portugal. Recital-Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, v. 4, n. 1, p. 188-200, 2022. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/index.php/recital/article/view/193/120. Acesso em: 20 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.193
PANTOJA, A. P.; SILVA, N. C. da.; MONTENEGRO, A. de V. Uso de elementos da gamificação como recurso metodológico no ensino de Biologia: aplicações no ensino remoto no IFPA–Câmpus Abaetetuba. Vivências, v. 18, n. 36, p. 303-321, 2022. DOI: https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.688
REHFELDT, M. J. H.; SILVA, M. S. Podcast como recurso de aprendizagem: um elo entre as mídias digitais, a aprendizagem significativa e o educar pela pesquisa. Ensino em Re-Vista, v. 26 (especial), p. 1171-1194, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/er-v26nea2019-10. Acesso em: 19 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v26nEa2019-10
SAIDELLES, T.; MINUZI, N.; BARIN, C. S.; ARAÚJO. L. M. A utilização do Podcast como uma ferramenta inovadora no contexto educacional. Revista Educacional Interdisciplinar, v. 7. n. 1, p. 1-10, 2018. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1143. Acesso em: 12 jan. 2023.
SANCHO, J. M.; HERNANDEZ, F. Tecnologias para Transformar a educação. 1ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SANTOS, V. L. C.; SANTOS, J. E. As redes sociais digitais e sua influência na sociedade e educação contemporâneas. Holos, v. 6, p. 307-328, 2014. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2014.1936
SILVA, L. S. A Importância do Ensino Contextualizado na Biologia. Monografia (Graduação em Licenciado em Biologia). Programa Especial de Formações de Docentes da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza–FGF, Itapajé, 2013.
SILVA, N. C. da.; FREITAS, F. C.; CARVALHO, P. N. A. Revista em quadrinhos como recurso metodológico lúdico no ensino de biologia: uma experiência prática na educação básica. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, p. e014-e014, 2021. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/1007/453. Acesso em: 19 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e014.id1007
SILVA, W. K.; GUADAGNINI, G. M.; SANTINELLO, J. Caracterização do público brasileiro de ouvintes de Podcasts e suas interfaces com a educação. Revista Linhas, v. 22, n. 50, p. 246 -265, 2021, Disponível em: https://doi.org/10.5965/1984723822502021246. Acesso em: 20 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/1984723822502021246
SOUSA, N. N.; COSTA, N. C.; SANTOS, B. B.; CAMPOS, F. L. Desenho universal para a aprendizagem (DUA): uso de Podcast como ferramenta didática no ensino de ciências em uma escola da rede pública no nordeste do Brasil. Experiências em Ensino de Ciências, v. 17, n. 3, p. 229-252, 2022. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1058/963. Acesso em: 20 mar. 2023.
SOUSA, R. P.; MOITA, F. M. C. S. C.; CARVALHO, A. B. G. Tecnologias digitais na educação. 1ª ed. Eduepb, Campina Grande, 2011, 276 p. DOI: https://doi.org/10.7476/9788578791247
VIVIAN, C. D.; PAULY, E. L. O uso do celular como recurso pedagógico na construção de um documentário intitulado: Fala Sério! Revista Digital da CVA-Ricesu, v. 7, n. 27, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ensinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.