UTILIZAÇÃO DO PODCAST NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA

Autores/as

DOI:

10.52832/rensin.v1.211

Palabras clave:

Aprendizagem ativa, Ensino e aprendizagem, Educação Básica, Tecnologias digitais

Resumen

No contexto de uso de tecnologias digitais associadas à educação, o presente estudo objetivou investigar a aceitabilidade e o desempenho de discentes da Educação Básica no que se refere à utilização do podcast como ferramenta metodológico no Ensino de Biologia. Com aspecto qualitativo, a pesquisa foi desenvolvida em uma turma de educação básica do Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Abaetetuba, composta por 30 alunos, nas seguintes fases: 1 – apresentação da proposta metodológica; 2 – produção de Podcasts; 3 – apresentação dos Podcasts em sala de aula; e 4 – produção e aplicação de um questionário que investiga a percepção dos discentes. Os resultados apontaram que a maioria dos alunos acreditam que as tecnologias digitais contribuem para o Ensino de Biologia. Entretanto, poucos estudantes conheciam o Podcast como ferramenta metodológica para o ensino. De todo modo, concordam que essa ferramenta possa contribuir para a aprendizagem em Biologia e se sentem capazes de produzi-lo. A perspectiva é de que o Podcast seja cada vez mais usado no Ensino de Biologia, tendo em vista suas vantagens relacionadas a fácil produção, disseminação e compreensão das informações.

Biografía del autor/a

Natanael Charles da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Abaetetuba

Mestre em Ensino de Biologia, Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Abaetetuba, Pará, Brasil.

Adauto de Vasconcelos Montenegro, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutor em Psicologia, Universidade Federal do Ceará (UFC). Psicólogo da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Ceará, Brasil. 

Edimilson Matias Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, Abaetetuba, Pará, Brasil

Graduação em Ciências Biológicas, Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Abaetetuba. Professor da rede Municipal de Ensino (SEDUC), Pará, Brasil. 

Antonio Alison Pinheiro Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, Bragança, Pará, Brasil

Mestre em Matemática, Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Bragança, Pará, Brasil. 

Ana Gabriela Rodrigues Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, Pinheiro, Maranhão, Brasil

Mestra em Matemática, Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Pinheiro, Maranhão, Brasil. 

Citas

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Publicado

2023-07-31

Cómo citar

Silva, N. C. da, Montenegro, A. de V., Lima, E. M., Martins, A. A. P., & Cardoso, A. G. R. (2023). UTILIZAÇÃO DO PODCAST NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA. Revista Ensinar, 1(1), 1–12. https://doi.org/10.52832/rensin.v1.211

Número

Sección

Ensino de Biologia - Artigo original