METAJOGO DA ECOLOGIA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM LÚDICA SOBRE A DINÂMICA DE POPULAÇÕES

Autores

DOI:

10.52832/rensin.v2.239

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Dinâmica populacional, Jogos didáticos, Metapopulação

Resumo

Temas ecológicos são amplamente trabalhados em sala de aula, mas normalmente, com conceituação de processos. Com isso, faz-se assim necessário que as abordagens ecológicas sejam trabalhadas, além das aulas teóricas, para uma melhor aprendizagem. Uma metodologia que pode ser utilizada para abordar temas em Biologia são os jogos didáticos. O objetivo desse trabalho é apresentar um jogo como proposta para o ensino sobre dinâmica de populações chamado Metajogo da Ecologia. Para isso, foram elaboradas fichas com situações-problema, sorte ou azar com base em situações naturais ou causadas pelo ser humano que estejam envolvidas nos parâmetros populacionais (nascimentos, mortes, emigração e imigração). Além disso, foram abordados termos importantes para o entendimento da dinâmica de metapopulações, como dispersão e variabilidade genética e também, a capacidade de suporte de uma área. Conclui-se, portanto que esse jogo pode ser uma ótima ferramenta para o aprendizado sobre a dinâmica populacional e de Metapopulação.

Biografia do Autor

Lorena de Oliveira Tabosa Nascimento, Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Mestra pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tutora presencial do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

Carlos Henrique Nascimento Tabosa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestre pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ, Brasil

Leandra Marques Chaves Melim, Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR), Seropédica, RJ, Brasil

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Publicado

15/12/2023

Como Citar

de Oliveira Tabosa Nascimento, L., Tabosa, C. H. N., & Melim, L. M. C. (2023). METAJOGO DA ECOLOGIA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM LÚDICA SOBRE A DINÂMICA DE POPULAÇÕES. Revista Ensinar, 1(1), 1–9. https://doi.org/10.52832/rensin.v2.239

Edição

Seção

Ensino de Biologia - Artigo original