JOGOS MATEMÁTICOS:RECURSOS POTENCIALIZADORES DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TEA

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v4i3.453

Palavras-chave:

Inclusão. Ensino. Aprendizagem. Jogo.

Resumo

O processo de ensino aprendizagem ocorre diante das complexidades, próprias da natureza humana e outras emergidas dos diversos contextos sociais que se revelam a partir de fatores socioeconômicos, culturais e políticos. O presente estudo tem como objetivo refletir acerca dos jogos matemáticos como recursos potencializadores da aprendizagem de alunos com TEA. Tendo como questão problema: como os jogos matemáticos enquanto recursos pedagógicos potencializam a aprendizagem de alunos com TEA? O percurso metodológico se fundamenta numa abordagem qualitativa, do tipo de pesquisa bibliográfica e de campo. Os recursos pedagógicos elaborados envolveram jogos com materiais concretos, os quais possibilitaram a interação do aluno com os conceitos matemáticos abordados tanto na sala regular quanto no AEE, oportunizando assim experiências diversificadas em relação ao ensino e aprendizagem matemática. Sendo assim, a matemática assume um papel essencial, visto que oportuniza ao discente a capacidade de raciocinar, contar, refletir, pensar, imaginar, criar, assim como a concentração e atenção estimulando a autoestima pois passa a confiar em si mesmo, se relacionando melhor com a sociedade na qual está inserido, já que o ensino de conceitos matemáticos procura buscar o desenvolvimento cognitivo lógico-matemático oportunizando crescimento e amadurecimento mental e intelectual. A experiência e reflexões aqui expostas não findam o debate sobre os jogos matemáticos enquanto recursos potencializadores de aprendizagem em alunos com TEA, longe disso, acreditamos que estudos precisam ser contínuos e permanentes, tanto em formação inicial quanto formação continuada de profissionais que atuam na educação.

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Biografia do Autor

Sandra da Conceição Cunha Cunha, Instituto Federal do Piauí

Mestre em Educação - Universidade Federal do Piauí (UFPI)/ Instituto Federal do Piauí - Pedagoga, Piauí, Brasil.

Roseanne Bruna Santos Araújo, Instituto Federal do Piauí

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (IFPI), ), pós-graduada lato sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional – Universidade Vale do Acarau (UVA) e em Currículo e Prática Docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental (UFPI), cursista da pós-graduação lato sensu em Atendimento Educacional Especializado (UFPI). Graduada em Pedagogia (UFPI). Técnica em Assuntos Educacionais – Instituto Federal do Ceará, experiência na Educação Básica anos iniciais e membro no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE).

Maria da Conceição Gomes de Souza, Instituto Federal do Piauí

Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, Educação Especial e Inclusiva (FABRAS), especialista em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (UFPI), Cursista na especialização em AEE- Atendimento Educacional Especializado (Ensino Fundamental, Médio e Superior) pela (UFPI), Cursista na especialização em Educação Infantil e Desenvolvimento (UFPI). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (UESPI). Experiência na docência na educação básica na rede municipal de Piripiri. Atualmente exerce a função de Profissional de Apoio ao Ensino - no Instituto Federal do Piauí (IFPI) em regime contrato terceirizado.

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Publicado

02-09-2024

Como Citar

Cunha, S. da C. C., Santos Araújo, R. B., & Gomes de Souza, M. da C. (2024). JOGOS MATEMÁTICOS:RECURSOS POTENCIALIZADORES DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TEA. Journal of Education Science and Health, 4(3), 1–11. https://doi.org/10.52832/jesh.v4i3.453

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO