AULAS INTEGRADAS: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO FRENTE A UMA PROPOSTA DE TRABALHO ENTRE OS COMPONENTES DE FÍSICA E BIOLOGIA

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v1i3.25

Palavras-chave:

Aulas integradas, Juventudes, Competências Docentes, Discentes, Aulas remotas

Resumo

A pesquisa apresenta uma análise das percepções dos estudantes do ensino médio de uma escola da rede privada, frente a uma proposta de trabalho desenvolvida de forma remota e que desenvolve habilidades da área do conhecimento de Ciências da Natureza por meio do estudo da Biomecânica. Desta forma, com a intenção de respeitar o protagonismo dos estudantes, buscamos entender as suas percepções, experiências e críticas ao logo do desenvolvimento das atividades docentes integradas. Assim discutimos na pesquisa, o desenvolvimento das atividades integradas na área do conhecimento, bem como, o levantamento de dados, que representa a escuta sensível dos estudantes, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), a respeito das percepções e constatações dos jovens que participaram da proposta de trabalho integrada desenvolvida de forma remota. Desta forma identificamos que além dos objetivos estabelecidos no planejamento docente para a proposta, também são percebidos e discutidos pelos estudantes, que apontaram categorias que indicam as competências docentes e discentes ao logo do desenvolvimento da proposta.

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Biografia do Autor

Artur Antunes Navarro Valgas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Biologia Animal

Biólogo formado em Bacharelado e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , sob Orientação da Dra. Laura Verrastro. Possui Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob Orientação da Dra. Paula Beatriz Araujo. Foi Bolsista de Iniciação científica no Laboratório de Fisiologia da Conservação PUCRS, sob orientação da Dra. Guendalina Turcato Oliveira, estagiou no laboratório de Carcinologia da UFRGS, na empresa de licenciamento ambiental Lótica, nos projetos de conservação TAMAR Base Ubatuba e Projeto Baleia Franca, no Colégio Rainha do Brasil e Colégio de Aplicação UFRGS (ensino fundamental, médio e EJA). É Bolsista do Programa de Educação Tutorial em Biologia. Foi monitor nos clube de Ciência do Colégios Marista São Pedro e monitor fundador do clube no Colégio Rainha do Brasil. Tem experiencia em nas áreas de ecofisiologia animal, toxicologia, zoologia, fisiologia comparada, biologia da invasão, fisiologia da conservação e educação (formal, não formal e educação ambiental). É carcinólogo afiliado a Sociedade Brasileira de Carcinologia.

Tatiane Alves Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Ensino de Física

Doutoranda em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação em Ciências/Matemática da PUCRS (2020); Licenciada em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2016). Graduanda do curso de matemática licenciatura da Universidade Luterana do Brasil. Atualmente sou professora de física da rede pública e privada, na região metropolitana de Porto Alegre.

Lisandra Catalan do Amaral, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (2001), graduação em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é integrante da Gerência Educacional da Rede de Colégios Marista atuando como assessora da área das Ciências da Natureza, responsável pelos processos de formação de professores da Rede. É professora titular na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e coordenadora dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química. Também é integrante do Núcleo de Iniciação à Docência da PUCRS.
Tem experiência nas áreas de Educação, Formação de Professores, Ensino de Ciências, e também na área de Materiais Poliméricos

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Publicado

23-07-2021

Como Citar

Antunes Navarro Valgas, A., Alves Gonçalves , T. ., & Catalan do Amaral , L. (2021). AULAS INTEGRADAS: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO FRENTE A UMA PROPOSTA DE TRABALHO ENTRE OS COMPONENTES DE FÍSICA E BIOLOGIA. Journal of Education Science and Health, 1(3), 1–15. https://doi.org/10.52832/jesh.v1i3.25

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO

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