AULAS INTEGRADAS: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO FRENTE A UMA PROPOSTA DE TRABALHO ENTRE OS COMPONENTES DE FÍSICA E BIOLOGIA
DOI:
10.52832/jesh.v1i3.25Palavras-chave:
Aulas integradas, Juventudes, Competências Docentes, Discentes, Aulas remotasResumo
A pesquisa apresenta uma análise das percepções dos estudantes do ensino médio de uma escola da rede privada, frente a uma proposta de trabalho desenvolvida de forma remota e que desenvolve habilidades da área do conhecimento de Ciências da Natureza por meio do estudo da Biomecânica. Desta forma, com a intenção de respeitar o protagonismo dos estudantes, buscamos entender as suas percepções, experiências e críticas ao logo do desenvolvimento das atividades docentes integradas. Assim discutimos na pesquisa, o desenvolvimento das atividades integradas na área do conhecimento, bem como, o levantamento de dados, que representa a escuta sensível dos estudantes, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), a respeito das percepções e constatações dos jovens que participaram da proposta de trabalho integrada desenvolvida de forma remota. Desta forma identificamos que além dos objetivos estabelecidos no planejamento docente para a proposta, também são percebidos e discutidos pelos estudantes, que apontaram categorias que indicam as competências docentes e discentes ao logo do desenvolvimento da proposta.
Downloads
Métricas
Referências
Albrecht, T. M., Reis, F.M.D, Lopez, A.D.C., Fonseca, G.S., & Zanini, D. (2018). Integração entre Componentes Curriculares no curso de Medicina. Semana Acadêmica do Curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, v. 1, n. 1.
Augusto, T. G. D. S., Caldeira, A.M.D.A, Caluzi, J.J., & Nardi, R. (2004). Interdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviço. Ciência & Educação (Bauru), 277-289. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132004000200009
Azevedo, M. A. R., & Andrade, M. F. R. (2007). O conhecimento em sala de aula: a organização do ensino numa perspectiva interdisciplinar. Educar em revista, n. 30, p. 235-250. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602007000200015
Brasil (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília.
Britto, N. S., & Silva, T. G. R.(2015). Educação do Campo: formação em ciências da natureza e o estudo da realidade. Educação & Realidade, v. 40, n. 3, p. 763-784. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623645797
Charlot, B. (2000). Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
Dayrell, J., Carrano, P., & Maia, C. L. (orgs.) (2014). Diálogo, sujeitos, currículos - juventudes e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: editora UFMG.
De Almeida, L. (2020) A integração da ciência, tecnologia e sociedade (CTS)–o material da sala de aula. Revista Campo do Saber, v. 5, n. 2.
De Araújo, R. R, & Da Cunha Alves, C.(2014). Na busca da Interdisciplinaridade: Percepções sobre a formação inicial de professores de Ciências da Natureza. Ciência e Natura, v. 36, n. 3, p. 349-357 DOI: https://doi.org/10.5902/2179460X13445
FALEIROS, F., Käppler, C., Pontes, F.A.R., Silva, S.S.D.D, Goes, F.D.S.N., & Cucick, C.D (2016). Uso de questionário online e divulgação virtual como estratégia de coleta de dados em estudos científicos. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 25, n. 4. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-07072016003880014
Freschi, M., & Ramos, M. G. (2009). Unidade de Aprendizagem: um processo em construção que possibilita o trânsito entre senso comum e conhecimento científico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 1, p. 156-170.
Gauthier, C. (1998). Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijuí.
Godoy, A. S. (1995). Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000200008
Halmenschlager, K. R. (2014). Abordagem de temas em Ciências da Natureza no Ensino Médio: implicações na prática e na formação docente. Tese (doutorado em educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós Graduação em Ensino de Física, Araranguá.
Heerdt, B., & De Lourdes, B. I. (2016). Questões de gênero e da natureza da ciência na formação docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, n. 2, p. 30-51. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p30
Lopes, A. (2019) Casimiro. Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Retratos da Escola, v. 13, n. 25, p. 59-75. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.963
Lourenço, M.(2017). Repensar a formação de professores rumo a uma educação global na aula de línguas. Atas das I Jornadas Nacionais de Professores de Línguas.“Leituras cruzadas para o futuro: movimentos, correntes e diversidades linguísticas e culturais. Construindo pontes para o Entendimento Global”. Braga: Centro de Formação Braga-Sul, p. 63-92.
Mayr, E. (2008). Isto é biologia: a ciência do mundo vivo. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2008.
Moraes, R., & GALIAZZI, M.D. C. (2007). Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora Unijuí.
Nicola, J. A., & Painiz, C. M. (2016) A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form., Revista NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p.355-381.
Nogueira, C. (2017). Literatura e entendimento global. Fênix-Revista De História E Estudos Culturais, v. 14, n. 1.
Pantano, F., Rinque, L. C. L., &; Do Nascimento, D. P. (2017). Interdisciplinaridade na educação matemática para o ensino médio: uma alternativa de sucesso. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, v. 8, n. 2, p. 42-52. DOI: https://doi.org/10.31072/rcf.v8i2.520
Perondi, M. (2013). Narrativas de jovens: experiências de participação social e sentidos atribuídos às suas vidas. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Tese completa disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/72693.
Pombo, O., Guimarães, H., &.; Levy, T. (1993). Interdisciplinaridade: reflexão e experiência. Lisboa:Texto.
Pombo, O. (2005). Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em revista, v. 1, n. 1. DOI: https://doi.org/10.18225/liinc.v1i1.186
Santomé, J. T (1998). Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre, RS: Artmed.
Silva, C. M. R. (2016). Tornar-se professor ou o itinerário formativo: entre formação inicial, indução profissional e formação contínua. In: Flores, M.A., Carvalho, M.L., Silva, C. (eds.) Formação e aprendizagem profissional de professores: contextos e experiências, pp. 17–40. De Facto, St. Tirso
Teixeira, O.P. B. (2019). A Ciência, a Natureza da Ciência e o Ensino de Ciências. Ciência & Educação (Bauru), v. 25, n. 4, p. 851-854. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320190040001
Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009
Valgas, A. A. N., Gonçalves, T. A., & Do Amaral, L. C. (2020). Biofísica: Integrando os componentes de Biologia e a Física no Ensino Remoto. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 6, p. e155820-e155820. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1558
Varela, L. E. C (2016). Interdisciplinaridade entre física e biologia em turmas de 8º ano do ensino fundamental: possibilidade para o ensino de ciências. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós Graduação em Ensino de Física, Araranguá.
Violante, V., Bove, P.C. D., Molsalve, C., & Márquez, L. (2012). Multidimensionalidad de la pedagogía hospitalaria desde la transdisciplinariedad: análisis de necesidades en los itinerarios formativos. IV Fórum Innovación y Creatividad: Adversidad y Escuelas Creativas, Barcelona 27-28 junio 2012/Pujol i Subirà, M. Antònia; Lorenzo Ramírez, Núria; Violant, Verónica (coord.).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Journal of Education Science and Health
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.