Educação para o Trânsito nos Documentos Normativos da Educação Básica

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v2i4.161

Palavras-chave:

Educação Básica, Currículo, Tema transversal, Trânsito

Resumo

A Educação para o Trânsito é imprescindível ao desenvolvimento de cidadãos críticos e emancipados, conscientes de si e da responsabilidade viária que têm, quer sejam condutores ou pedestres. O educar para o trânsito é um educar ético-social e conquanto constitua processo contínuo e duradouro a permear toda a vida do sujeito, é na escola, espaço formal do conhecimento, que primeiro deve ser assegurado. Nesse sentido, o presente estudo objetivou investigar a previsão da Educação para o Trânsito nos principais documentos normativos da Educação Básica brasileira. Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa e fim exploratório. Tomando por análise a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os documentos foram examinados pelo emprego dos descritores “trânsito” e “educação para o trânsito”. Observou-se que, transcorridos mais de 25 (vinte e cinco) anos desde a edição do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e redação do seu art. 315, os principais documentos normativos da Educação Básica não estabeleceram um efetivo currículo programático de segurança e educação de trânsito, mas abordam, sim, o tema sempre na perspectiva transversal. Concluiu-se ainda a carência de políticas públicas educativas específicas à segurança do trânsito, em atenção ao disposto no art. 23, inciso XII da Constituição Federal de 1988.

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Biografia do Autor

Nathalia Maria de Sousa Feitosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestrado em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialização em
Formação Docente para Educação Básica e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de
Campina Grande (UFCG). Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede pública de
ensino do município de São José de Piranhas-PB. Colaboradora do projeto de extensão “Pedagogia
social, neurociência e leitura: contribuições ao desenvolvimento humano das pessoas em contextos
diversos” (UFCG).

João Paulo de Sousa Ferreira, Faculdade Venda Nova do Imigrante

Especialista em Direito Penal Militar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Cabo Branco, João Pessoa/PB. Graduando do curso de Direito pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Sousa/PB. 

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Publicado

23-12-2022

Como Citar

Feitosa, N. M. de S., & Ferreira, J. P. de S. (2022). Educação para o Trânsito nos Documentos Normativos da Educação Básica. Journal of Education Science and Health, 2(4). https://doi.org/10.52832/jesh.v2i4.161

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO