UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: APRENDIZAGEM ATIVA, PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES
DOI:
10.52832/jesh.v1i4.47Palavras-chave:
Educação. Exatas. Curriculares. Conteúdos.Resumo
As metodologias ativas são aplicadas no processo de ensino-aprendizagem com efeito de promover uma assimilação ativa dos conteúdos, permitindo que o educando assuma o protagonismo na aquisição do conhecimento. A utilização destas metodologias torna possível um envolvimento maior do aluno com a sua aprendizagem, aumentando as chances de compreender, de forma contextualizada, o que lhe é apresentado. Nesse sentido, afirma-se que objetivo geral do presente estudo é o de analisar a importância das metodologias ativas para o ensino da matemática. A metodologia utilizada na elaboração desta pesquisa é a revisão bibliográfica construída por meio da análise de artigos científicos publicados e selecionados por meio das bases de dados Google Acadêmico e SciELO, obedecendo ao recorte temporal que compreende os anos de 2020 a junho de 2021. Verificou-se que a utilização das metodologias ativas para o ensino da matemática potencializa a assimilação dos conteúdos e permite uma aprendizagem mais significativa por parte dos alunos. Isso, pois com a apresentação dos conteúdos de forma contextualizada se torna possível atribuir sentido aos temas curriculares de matemática que estão sendo trabalhados.
Downloads
Métricas
Referências
Azevedo, G. T. de & Maltempi, M. V. (2020). Processo de Aprendizagem de Matemática à luz das Metodologias Ativas e do Pensamento Computacional. Ciência & Educação (Bauru), 26, e20061. https://doi.org/10.1590/1516-731320200061
Bellotto, V. B., & Petry, V. J. (2020). Desenvolvimento da Autonomia dos Alunos por meio de Metodologias Ativas e Híbridas no Ensino de Matemática. Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics, 7 (1). https://doi.org/10.1590/1426-731320200024
Carvalho, E. de F. G. (2021). et al. As tecnologias educacionais digitais e as metodologias ativas para o ensino de matemática. Brazilian Journal of Development, 7 (1), 3153-3169. https://doi.org/10.548/4795-841320200045
Fagundes, G. D., Brod, F. A. T. & Lopes, João L. B. (2021). O Ensino Híbrido nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental. REVISTA EIXO, 10 (1), 53-64. https://doi.org/15.745/9854-731320200064
Lima, V. R., Sousa, E. F. P., & Sitko, C. M. (2021). Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem: Sala de aula invertida, Instrução por colegas e Júri simulado no ensino de matemática. Research, Society and Development, 10 (5), e2810514507-e2810514507. https://doi.org/45.875/8266-788420200057 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14507
Lubachewski, G. C., & Cerutti, E. (2020). Metodologias ativas no ensino da matemática nos anos iniciais: aprendizagem por meio de jogos. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, 6, e020018-e020018. https://doi.org/10.1590/1516-731320200061 DOI: https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.9923
Menezes, A. H. N., Duarte, F. R., Carvalho, L. O. R., & Souza, T. E. S. (2019). Metodologia científica: teoria e aplicação na educação a distância. Brazilian Journal of Development, 7 (7), 66414-66430. https://doi.org/10.1590/1516-731320200061 DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320200061
Oliveira, R. R. (2021). et al. O software GeoGebra como aporte para o Ensino de Matemática e aplicação em sequências numéricas. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, 10 (1), 92-107. https://doi.org/14.745/1516-731320200061 DOI: https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i1p092-107
Rocha, C. J. T. & FARIAS, S. A. (2020). Metodologias ativas de aprendizagem possíveis ao ensino de ciências e matemática. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 8 (2), 69-87. https://doi.org/41.785/1148-731320200074 DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9422
Rodrigues, L. F. (2021). et al. O uso de tecnologias digitais como base de formação de professores que ensinam matemática. Brazilian Journal of Development, 7 (7), 66414-66430. https://doi.org/10.1590/1516-731320200061 DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-086
Sousa, E. F. P., Chaves, E. S., & Lima, V. R. (2021). Sala de Aula Invertida: Uma Inversão na Aula de Matemática. Research, Society and Development, 10 (7), e20610716311-e20610716311. https://doi.org/41.158/1478-731320200061 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16311
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Journal of Education Science and Health
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.