UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: APRENDIZAGEM ATIVA, PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v1i4.47

Palavras-chave:

Educação. Exatas. Curriculares. Conteúdos.

Resumo

As metodologias ativas são aplicadas no processo de ensino-aprendizagem com efeito de promover uma assimilação ativa dos conteúdos, permitindo que o educando assuma o protagonismo na aquisição do conhecimento. A utilização destas metodologias torna possível um envolvimento maior do aluno com a sua aprendizagem, aumentando as chances de compreender, de forma contextualizada, o que lhe é apresentado. Nesse sentido, afirma-se que objetivo geral do presente estudo é o de analisar a importância das metodologias ativas para o ensino da matemática. A metodologia utilizada na elaboração desta pesquisa é a revisão bibliográfica construída por meio da análise de artigos científicos publicados e selecionados por meio das bases de dados Google Acadêmico e SciELO, obedecendo ao recorte temporal que compreende os anos de 2020 a junho de 2021. Verificou-se que a utilização das metodologias ativas para o ensino da matemática potencializa a assimilação dos conteúdos e permite uma aprendizagem mais significativa por parte dos alunos. Isso, pois com a apresentação dos conteúdos de forma contextualizada se torna possível atribuir sentido aos temas curriculares de matemática que estão sendo trabalhados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josimauro Borges de Carvalho, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Mestre em Matemática, Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professor Assistente na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Tefé, Amazonas, Brasil.

Referências

Azevedo, G. T. de & Maltempi, M. V. (2020). Processo de Aprendizagem de Matemática à luz das Metodologias Ativas e do Pensamento Computacional. Ciência & Educação (Bauru), 26, e20061. https://doi.org/10.1590/1516-731320200061

Bellotto, V. B., & Petry, V. J. (2020). Desenvolvimento da Autonomia dos Alunos por meio de Metodologias Ativas e Híbridas no Ensino de Matemática. Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics, 7 (1). https://doi.org/10.1590/1426-731320200024

Carvalho, E. de F. G. (2021). et al. As tecnologias educacionais digitais e as metodologias ativas para o ensino de matemática. Brazilian Journal of Development, 7 (1), 3153-3169. https://doi.org/10.548/4795-841320200045

Fagundes, G. D., Brod, F. A. T. & Lopes, João L. B. (2021). O Ensino Híbrido nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental. REVISTA EIXO, 10 (1), 53-64. https://doi.org/15.745/9854-731320200064

Lima, V. R., Sousa, E. F. P., & Sitko, C. M. (2021). Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem: Sala de aula invertida, Instrução por colegas e Júri simulado no ensino de matemática. Research, Society and Development, 10 (5), e2810514507-e2810514507. https://doi.org/45.875/8266-788420200057 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14507

Lubachewski, G. C., & Cerutti, E. (2020). Metodologias ativas no ensino da matemática nos anos iniciais: aprendizagem por meio de jogos. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, 6, e020018-e020018. https://doi.org/10.1590/1516-731320200061 DOI: https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.9923

Menezes, A. H. N., Duarte, F. R., Carvalho, L. O. R., & Souza, T. E. S. (2019). Metodologia científica: teoria e aplicação na educação a distância. Brazilian Journal of Development, 7 (7), 66414-66430. https://doi.org/10.1590/1516-731320200061 DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320200061

Oliveira, R. R. (2021). et al. O software GeoGebra como aporte para o Ensino de Matemática e aplicação em sequências numéricas. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, 10 (1), 92-107. https://doi.org/14.745/1516-731320200061 DOI: https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i1p092-107

Rocha, C. J. T. & FARIAS, S. A. (2020). Metodologias ativas de aprendizagem possíveis ao ensino de ciências e matemática. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 8 (2), 69-87. https://doi.org/41.785/1148-731320200074 DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9422

Rodrigues, L. F. (2021). et al. O uso de tecnologias digitais como base de formação de professores que ensinam matemática. Brazilian Journal of Development, 7 (7), 66414-66430. https://doi.org/10.1590/1516-731320200061 DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-086

Sousa, E. F. P., Chaves, E. S., & Lima, V. R. (2021). Sala de Aula Invertida: Uma Inversão na Aula de Matemática. Research, Society and Development, 10 (7), e20610716311-e20610716311. https://doi.org/41.158/1478-731320200061 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16311

Downloads

Publicado

02-12-2021

Como Citar

Borges de Carvalho, J. (2021). UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: APRENDIZAGEM ATIVA, PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES. Journal of Education Science and Health, 1(4), 1–13. https://doi.org/10.52832/jesh.v1i4.47

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO DE MATEMÁTICA