Educação e pobreza: uma construção histórico-social
DOI:
10.52832/jesh.v1i2.15Palavras-chave:
Educação, Pobreza, Desigualdade Social, VulnerabilidadeResumo
O presente artigo trata-se de um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Educação e Políticas Públicas intitulado “Construção histórico-social da pobreza: a escola e sua função social” e tem como finalidade compreender a relação entre educação e pobreza a partir da escola. Para tanto, analisou-se parte da literatura que trata da construção histórico-social da pobreza, assim como também se observou a relação entre pobreza e educação com base em artigos, livros, teses e dissertações que tratam da temática. Discutiu-se, portanto, a função social da escola com a propositura de uma educação emancipatória e transformadora da realidade, uma vez que persiste a existência da pobreza em nosso país, com efeitos diretos na vida de cada sujeito. A pobreza existe e não podemos ignorá-la, assim, é importante refletir sobre a escola que temos e os cidadãos que formamos, a fim de desnaturalizar a problemática e miminizar as desigualdades sociais. Além disso, o momento de escrita deste trabalho converge com o cenário pandêmico ocasionado pela Covid-19, que tem submetido as comunidades às condições de extrema vulnerabilidade social, econômica e de saúde pública. Por fim, a educação é o caminho para a formação do pensamento crítico e o desenvolvimento de políticas públicas que consideram a realidade local.
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