A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - BRASIL
DOI:
10.52832/jesh.v4i2.447Palavras-chave:
Geografia. Educação Ambiental. Cidadania. Educação Básica. Formação de Professores.Resumo
A educação ambiental e o ensino de geografia estão interligados, compartilhando intenções de promover a conscientização, compreensão e ação em relação aos desafios ambientais e à busca por um modo de vida sustentável. Ao integrar a educação ambiental e o ensino de geografia, busca-se formar cidadãos conscientes, informados e comprometidos, capazes de contribuir para a construção de sociedades mais sustentáveis e resilientes diante dos desafios ambientais globais. O objetivo geral da pesquisa é analisar o papel da educação ambiental crítica e da cidadania planetária como possibilidades de trabalho do ensino de geografia na escola pública. A metodologia utilizada na pesquisa, para seu desenvolvimento parte do referencial teórico de pesquisas em educação ambiental pelo viés crítico, tangenciando a discussão da cidadania planetária por meio da educação ambiental crítica no ensino de geografia. A pesquisa conseguiu integrar diferentes sujeitos e espaços para o desenvolvimento de ações que visam a educação para a sustentabilidade. Destaca-se a importância da educação ambiental crítica no ensino de geografia, pois procura estimular o pensamento crítico sobre o consumo dos recursos naturais, repensar as relações da sociedade com o meio ambiente, propiciar ações educativas mais inclusivas e equitativas, além de promover oportunidades de aprendizagens que possam transformar alunos e comunidades para serem mais ativos em suas comunidades.
Downloads
Métricas
Referências
BORGES, L. Mapa Localização das escolas do Projeto Educação em Foco UFRRJ – FAPERJ. Nova Iguaçu, UFRRJ/FAPERJ, 2023.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Lei nº. 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, n. 79, 28 abr. 1999.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021: resumo técnico [recurso eletrônico] – Brasília: Inep, 2021.
CARDOSO, C.; QUEIROZ, E. D.; SANTOS, C. Um projeto muitas vivências: a educação ambiental, o processo do ensino-aprendizado em sala de aula e formação de professores. Anais do XV ENANPEGE... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/93845 Acesso em: 09/01/2024 21:52
CASTRO, C. M. de F. Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: uma leitura de política pública na clave da biblioteca escolar. Revista Digita Bibliotecon. Cienc. Inf. Campinas (RDBCI), v. 16, n. 3, p. 355 – 372, 2018. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i3.8650931
CAVALCANTI, L. S. Para onde estão indo as investigações sobre ensino de Geografia no Brasil? Um olhar sobre elementos da pesquisa e do lugar que ela ocupa nesse campo. Boletim Goiano de Geografia (Online). Goiânia, v. 36, n. 3, p. 399-419, set./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.5216/bgg.v36i3.44546
CAVALCANTI, L. S. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: Alfa & Comunicação, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018. F
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 71. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GADOTTI, M. Pedagogia da Terra. São Paulo, Editora Peirópolis, 2000.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2004.
GUIMARÃES, M. Armadilha paradigmática na educação ambiental. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. R. (Orgs.). Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2006. p. 15-29.
GUIMARÃES, M. Educação ambiental: temas em meio ambiente. Duque de Caxias: Editora da Unigranrio, 2000.
GUTIÉRREZ, F.; PRADO, C. Ecopedagogia e cidadania planetária. São Paulo, Cortez, 1999.
MATAREZI, J. Estruturas e Espaços Educadores: quando espaços e estruturas se tornam educadores. In: FERRARO JÚNIOR, L. A. (Org.). Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005
MINAYO, M. C. S. O desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 4.ed. Rio de Janeiro: HUCITEC-ABRASCO, 2010.
MORAES, M. C. Ecologia dos Saberes: Complexidade, transdisciplinaridade e educação. São Paulo: Antakarana/PróLibera, 2010.
MORIN, E. Saberes Globais e Saberes Locais: O olhar transdisciplinar/ Edgar Morin; participação de Marcos Terena. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.
PONTUSCHKA, N. N., PAGANELLI, T. I., CACETTE, N. H. Para aprender e ensinar geografia. São Paulo, Cortez, 1999.
REIGOTA, M. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense. 2009.
SANTOS, C., CARDOSO, C., QUEIROZ, E. D. (Org.). Experiências Inovadoras em Geografia: Ensino e formação docente. Rio de Janeiro, Autografia, 2022.
SANTOS, C. Educação Ambiental Sustentável na CONAE 2024. Queimados, CONAEE, 2023. (mimeo),
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2005
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Journal of Education Science and Health
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.