A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - BRASIL

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v4i2.447

Palavras-chave:

Geografia. Educação Ambiental. Cidadania. Educação Básica. Formação de Professores.

Resumo

A educação ambiental e o ensino de geografia estão interligados, compartilhando intenções de promover a conscientização, compreensão e ação em relação aos desafios ambientais e à busca por um modo de vida sustentável. Ao integrar a educação ambiental e o ensino de geografia, busca-se formar cidadãos conscientes, informados e comprometidos, capazes de contribuir para a construção de sociedades mais sustentáveis e resilientes diante dos desafios ambientais globais. O objetivo geral da pesquisa é analisar o papel da educação ambiental crítica e da cidadania planetária como possibilidades de trabalho do ensino de geografia na escola pública. A metodologia utilizada na pesquisa, para seu desenvolvimento parte do referencial teórico de pesquisas em educação ambiental pelo viés crítico, tangenciando a discussão da cidadania planetária por meio da educação ambiental crítica no ensino de geografia. A pesquisa conseguiu integrar diferentes sujeitos e espaços para o desenvolvimento de ações que visam a educação para a sustentabilidade. Destaca-se a importância da educação ambiental crítica no ensino de geografia, pois procura estimular o pensamento crítico sobre o consumo dos recursos naturais, repensar as relações da sociedade com o meio ambiente, propiciar ações educativas mais inclusivas e equitativas, além de promover oportunidades de aprendizagens que possam transformar alunos e comunidades para serem mais ativos em suas comunidades.

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Biografia do Autor

Clézio dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Associado III de Ensino de Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

12-06-2024

Como Citar

dos Santos, C. (2024). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - BRASIL. Journal of Education Science and Health, 4(2), 1–17. https://doi.org/10.52832/jesh.v4i2.447

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO