CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA ACADÊMICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFRS – CAMPUS SERTÃO

Autores

DOI:

10.52832/rensin.v2.428

Palavras-chave:

Biologia Vegetal. Estratégias pedagógicas. Recursos didáticos.

Resumo

A monitoria acadêmica é considerada uma estratégia pedagógica de apoio ao ensino baseada na atuação de estudantes nas atividades de organização, planejamento e execução das atividades docentes. Dentro das Ciências Biológicas, a Biologia Vegetal, ou Botânica, é uma área tradicionalmente considerada complexa e excessivamente teórica pelos estudantes, e pode ter o seu processo ensino-aprendizagem facilitado pela atuação de monitores, especialmente no apoio à preparação de atividades práticas e na elaboração de recursos didáticos diferenciados. Desse modo, este trabalho objetiva relatar as principais contribuições da monitoria acadêmica em cinco componentes curriculares da área de botânica, oferecidos aos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRS – Campus Sertão, em 2022-2023. Os estudantes monitores executaram tarefas relacionadas à coleta e preparo de amostras botânicas, registro fotográfico de espécies e lâminas histológicas, produção de materiais didáticos virtuais e físicos e acompanhamento em aulas de laboratório. As atividades de monitoria, além de possibilitarem à bolsista e aos voluntários a revisão de conteúdos teóricos e o aprimoramento de habilidades técnicas e de docência, resultaram na produção de três guias de campo, dois laminários, quatro cartazes e 16 blocos anatômicos, contribuindo diretamente para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos conteúdos dos componentes curriculares atendidos. Os resultados obtidos confirmam a relevância da monitoria acadêmica para professores, monitores e estudantes, sendo uma forma relevante de apoio ao ensino de botânica, como um todo.

Biografia do Autor

Maria Cláudia Melo Pacheco de Medeiros, IFRS

Professora EBTT.

Júlia Presotto Pedron, IFRS

Licencianda em Ciências Biológicas.

Letícia de Lima Sommer, IFRS

Licenciada em Ciências Biológicas.

Henrique Cordeiro de Carvalho, IFRS

Bacharelando em Agronomia.

Jeonice Werle Techio, IFRS

Professora EBTT.

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Publicado

02/06/2024

Como Citar

Melo Pacheco de Medeiros, M. C., Presotto Pedron, J., de Lima Sommer, L., Cordeiro de Carvalho, H., & Werle Techio, J. (2024). CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA ACADÊMICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFRS – CAMPUS SERTÃO. Revista Ensinar, 2(1), 1–12. https://doi.org/10.52832/rensin.v2.428

Edição

Seção

Ensino de Biologia - Artigo original