USO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE PARASITOLOGIA E MICROBIOLOGIA NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Autores

DOI:

10.52832/rensin.v3.609

Palavras-chave:

Ensino. Aprendizagem. Saúde. Representações. Criatividade.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de uso de modelos didáticos como ferramenta de apoio ao ensino de parasitologia e microbiologia em cursos técnicos de enfermagem. Considerando as dificuldades estruturais de muitas instituições, os modelos tridimensionais foram desenvolvidos pelos próprios alunos como forma de representação de micro-organismos e parasitas. O trabalho teve como objetivo desenvolver modelos didáticos em microbiologia e parasitologia, oferecendo metodologias alternativas para o ensino e estimulando a criatividade e habilidades dos educandos. A metodologia consistiu em atividades em grupo, nas quais os estudantes criaram representações físicas utilizando materiais simples e acessíveis. Os resultados evidenciaram maior envolvimento, compreensão dos conteúdos e estímulo à criatividade, sendo os modelos avaliados por critérios como fidelidade, criatividade e participação. Relatos dos alunos indicaram aprendizado significativo e valorização da prática colaborativa. Conclui-se que os modelos didáticos são estratégias eficazes para facilitar a visualização e a construção do conhecimento, além de promoverem a motivação e o pensamento científico dos alunos.

Biografia do Autor

Marcos Dums, UniRitter

Doutor em Biologia. Docente do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), Porto Alegre, RS, Brasil.

Vito do Amaral Poletti, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

estudante de Biomedicina na UniRitter, apaixonado por ciência e conhecimento. Como cofundador da Liga Acadêmica de Biomedicina (LABIOMED) e da Liga Acadêmica de Neurociência, estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades de aprendizado. Meu envolvimento em projetos de pesquisa, como o estudo sobre o descarte irregular de plásticos no meio ambiente e seu impacto na dieta de aves de rapina, reflete minha dedicação à ecologia e proteção ambiental. Além disso, minhas experiências me proporcionaram habilidades de gestão, trabalho em equipe, liderança e resolução de problemas de forma dinâmica. Com conhecimentos em inglês e conhecimentos e francês e certificações em áreas como neurociência, hematologia e infectologia, busco aprimorar constantemente meu perfil profissional e acadêmico, contribuindo de forma significativa para a área da saúde e da pesquisa científica.

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Publicado

15/11/2025

Como Citar

Dums, M., & do Amaral Poletti, V. (2025). USO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE PARASITOLOGIA E MICROBIOLOGIA NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM. Revista Ensinar, 3(1). https://doi.org/10.52832/rensin.v3.609

Edição

Seção

Ensino de Ciências - Artigo original