LETRAMENTO LITERÁRIO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.52832/rensin.v3.625

Resumo

Hoje, nosso sistema educacional se depara com o problema de aumentar a competitividade da Educação, sua adaptação às realidades emergentes da vida, uma vez que na sociedade moderna alunos e professores almejam condições de significativo esforço intelectual para tomar as decisões acertadas em várias situações da vida, com isso o letramento literário vem como resposta do professor de Letras para a reflexão comparativa e crítica de suas realidades. Esse artigo tem como objetivo geral analisar os desafios e perspectivas do letramento literário em seus aspectos teóricos e práticos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica descritiva, com abordagem qualitativa e objetivos exploratórios utilizando-se o método dedutivo a partir da pesquisa bibliográfica e da experiência do autor. Identificou-se nas últimas décadas, a sociedade percebeu a importância da educação, ao memo tempo que os resultados das avaliações em larga escala têm apresentado oscilações negativas de aprendizagem, sendo o letramento literário uma das alternativas voltadas a melhorar os indicadores. Conclui-se que o letramento literário contribui não somente com a análise interna do texto, mas tende a levar a uma reflexão do aluno do contexto da época e o atual como forma de traçar um paralelo entre os períodos.

Biografia do Autor

Maurício Oliveira da Silva, SEDUC/AM

Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Artes (FAVENI). Coordenador de Ensino Médio da Secretaria de Estado e Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM). Amazonas, Brasil

 

Larissa Tamys Barroso da Gama, SEDUC/AM

Mestra em Letras, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Técnica Pedagógica da Secretaria de Estado e Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM). Manaus-AM, Brasil.

Allan Andrade de Souza, SEMED-Manaus

Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico e Administrativo (FAVENI). Gerente Administrativo da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED) Amazonas, Brasil.

 

Publicado

22/10/2025

Como Citar

Silva, M. O. da, Gama, L. T. B. da, & Souza, A. A. de. (2025). LETRAMENTO LITERÁRIO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO MÉDIO. Revista Ensinar, 3(1). https://doi.org/10.52832/rensin.v3.625

Edição

Seção

Artigo de Revisão