A ESCOLA PÚBLICA COMO PRECURSORA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
10.52832/rensin.v3.626Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o papel da escola pública como precursora da gestão democrática no processo de ensino e aprendizagem, a partir de uma abordagem teórica e prática fundamentada em revisão bibliográfica e experiências vivenciadas pelo autor na gestão de uma unidade educacional em Manaus, Amazonas. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, com base em estudo bibliográfico de autores clássicos e contemporâneos, além de documentos legais e institucionais sobre a temática. O artigo está organizado em três eixos: a importância da gestão democrática para a comunidade escolar; os atores sociais que compõem essa gestão; e os aferidores que contribuem para a consolidação de processos educativos democráticos. Como resultados, evidencia-se que a gestão democrática é fortalecida quando há participação ativa de todos os segmentos da comunidade escolar, o que potencializa os processos de ensino e aprendizagem e estimula a construção de uma escola inclusiva e cidadã. Conclui-se que a gestão democrática representa uma ferramenta estratégica de transformação social e educacional, promovendo não apenas a melhoria da qualidade da educação, mas também o fortalecimento da cidadania e da participação política no espaço escolar.
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