A ESCOLA PÚBLICA COMO PRECURSORA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

10.52832/rensin.v3.626

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o papel da escola pública como precursora da gestão democrática no processo de ensino e aprendizagem, a partir de uma abordagem teórica e prática fundamentada em revisão bibliográfica e experiências vivenciadas pelo autor na gestão de uma unidade educacional em Manaus, Amazonas. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, com base em estudo bibliográfico de autores clássicos e contemporâneos, além de documentos legais e institucionais sobre a temática. O artigo está organizado em três eixos: a importância da gestão democrática para a comunidade escolar; os atores sociais que compõem essa gestão; e os aferidores que contribuem para a consolidação de processos educativos democráticos. Como resultados, evidencia-se que a gestão democrática é fortalecida quando há participação ativa de todos os segmentos da comunidade escolar, o que potencializa os processos de ensino e aprendizagem e estimula a construção de uma escola inclusiva e cidadã. Conclui-se que a gestão democrática representa uma ferramenta estratégica de transformação social e educacional, promovendo não apenas a melhoria da qualidade da educação, mas também o fortalecimento da cidadania e da participação política no espaço escolar.

Biografia do Autor

Allan Andrade de Souza, SEMED-AM

Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico e Administrativo (FAVENI). Gerente Administrativo da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED) Amazonas, Brasil.

Larissa Tamys Barroso da Gama, SEDUC/AM

Mestra em Letras, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Técnica Pedagógica da Secretaria de Estado e Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM), Manaus-AM, Brasil

 

Maurício Oliveira da Silva, SEDUC/AM

Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Artes (FAVENI). Coordenador de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM). Amazonas, Brasil.

.

Referências

ARAÚJO, José Carlos Souza; FREITAS, Ana Maria Gonçalves Buenos de; LOPES, Antônio de Pádua Carvalho (Orgs.). As escolas normais no Brasil: do Império à República. Campinas, SP: Editora, 2016.

BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2016.

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação permanente entra na roda: polos de educação permanente em saúde – conceitos e caminhos a percorrer. 2. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2005.

CASTRO, M. M. História do serviço social na América Latina. 5. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2014.

FERREIRA, Maria de Fátima Andrade. Gestão colegiada em escola pública: expressão de autonomia ou heteronomia? Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA J. F.; TOSCHI M. S.; Educação escolar: políticas estrutura e organização. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2014. (Coleção Docência em Formação).

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2016.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2015.

MINHOTO, M. A. P. Modelação Curricular do Ensino Médio: análise de prescrições legais e do papel da avaliação dos sistemas de ensino. Jornal de Políticas Educacionais, v. 5, p. 27-36, 2016.

MOUSQUER, A. A.; PEREIRA, J. L.; HUBER, L. Autonomia na escola pública: entre discursos e práticas. In: X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2015.

NOVAES, A. M. C.; CARNEIRO, R. M. Práticas e sentidos na gestão escolar: reflexões a partir de gestores escolares. In: RIBEIRO, Vera M. A. (org.). Gestão escolar e suas interfaces: cotidiano, saberes e políticas. São Paulo: Xamã, 2012. p. 95-109.

PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2015.

POTI, J. Gestão escolar e democracia: por uma pedagogia do comum. São Paulo: Autores Associados, 2014.

SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 1980.

WIENER, Norbert. Cibernética e sociedade: o uso humano de seres humanos. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 2018.

Publicado

22/10/2025

Como Citar

Souza, A. A. de, Gama, L. T. B. da, & Silva, M. O. da. (2025). A ESCOLA PÚBLICA COMO PRECURSORA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Ensinar, 3(1). https://doi.org/10.52832/rensin.v3.626

Edição

Seção

Artigo de Revisão