JOGO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: CAPIVOR - DUELO EVOLUTIVO
DOI:
10.52832/rensin.v2.473Resumo
O modelo tradicional de ensino está se tornando obsoleto, com novos instrumentos sendo cada vez mais integrados às salas de aula para facilitar o aprendizado dos alunos. A utilização de metodologias alternativas possibilita que o aprendizado dos alunos ocorra de várias maneiras, ao invés do padrão tradicional das aulas teóricas. Os jogos didáticos aplicados pelos docentes permitem integrar diversão ao ensino e melhorar o aprendizado dos discentes. A evolução biológica estuda os processos que resultam em mudanças entre as gerações de uma população de uma espécie. Entretanto, o ensino desse tema enfrenta diversas dificuldades, desde tabus criacionistas até concepções empíricas sobre hereditariedade. Assim, foi desenvolvido um jogo didático de tabuleiro, nomeado "Capivor: Duelo Evolutivo", com o objetivo de facilitar o aprendizado de evolução na educação básica, de forma que os alunos desenvolvam o pensamento evolutivo e compreendam os processos envolvidos. O material é versátil, de baixo custo, e pode ser utilizado tanto dentro quanto fora da sala de aula. A dinâmica do jogo aumenta a interação dentro da sala de aula, tanto entre o professor e os alunos, quanto entre eles mesmos, desenvolvendo um aprendizado dinâmico e ao mesmo tempo divertido.
Referências
CONCEIÇÃO, A. R. D.; MOTA, M. D. A.; BARGUIL, P. M. Jogos didáticos no ensino e na aprendizagem de Ciências e Biologia: Concepções e práticas docentes. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, e165953290, 2020. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3290
DELL’ ANTONIO, B. M.; JUNIOR, V. C. Os princípios de Darwin na consolidação dos conteúdos de Evolução do Ensino Médio. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 11, n. 1, 2018. https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i1.a21282
KRIZEK, J. P. O. Como (não) ensinar o Lamarckismo: Orientações a partir da história da Biologia. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, 320–343, 2024. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i1.1248
LIMA, S. M. D. S., ARAÚJO, M. D. S.; LIMA, M. M. D. O. Metodologias alternativas no ensino de Evolução em uma escola pública do Piauí. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 1, p. 1–15, 2021. https://doi.org/10.26843/rencima.v12n1a01
MARTÍNEZ-AGÜERO, M., E HERNÁNDEZ, C. THE EVOLUTION OF TEACHING EVOLUTION. Education and New Developments, Volume 2. 2023. https://doi.org/10.36315/2023v2end021.
MIRON, L. I. G.; VIANA, D. D.; BRANDALISE, F. M. P. Serious games: Evolution of applications as a teaching technique for the Lean Construction community. Ambiente Construído, v. 24, e131759, 2024. https://doi.org/10.1590/s1678-86212024000100728
MUELL, M. R.; GUILLORY, W. X.; KELLERMAN, A.; RUBIO, A. O.; SCOTT‐ELLISTON, A.; MORALES, O.; ECKHOFF, K.; BARFKNECHT, D.; HARTSOCK, J. A.; WEBER, J. J.; BROWN, J. L. Gaming natural selection: Using board games as simulations to teach evolution. Evolution, v. 74, n. 3, p. 681–685, 2020. https://doi.org/10.1111/evo.13924
NASCIMENTO, A. DE A. S.; DOS SANTOS, T. T. Jogo RPG Pleistoceno como recurso didático no ensino de evolução. Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares, 1, 1–8, 2022.
NEVES DE SOUSA, T.; CHUPIL, H. A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS LÚDICOS NA APRENDIZAGEM DE ENSINO DA PARASITOLOGIA EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Revista Uningá, v. 56, n. 1, p. 47–57, 2019. https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2127
OLIVEIRA NETO, F. F. D.; JORGE, T. S.; GARCIA, C. S.; DALZOTTO, D. P.; COSTA, J. L.; MEDINA, T. G. D. M.; IGANCI, J. Jogos Didáticos no Ensino de Botânica: Enraizando e Batalha Algal. Hoehnea, 49, e092022, 2022. https://doi.org/10.1590/2236-8906-09-2022
OLIVEIRA, G. D. S.; BIZZO, N. EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E OS ESTUDANTES BRASILEIROS: CONHECIMENTO E ACEITAÇÃO. Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 2, p. 161, 2016. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n2p161
OLIVEIRA, G. S.; BIZZO, N.; PELLEGRINI, G. Evolução biológica e os estudantes: Um estudo comparativo Brasil e Itália. Ciência & Educação, v. 22, n. 3, p. 689–705, 2016. https://doi.org/10.1590/1516-731320160030009
PAIVA, M. M. P. C.; FONSECA, A. M. D.; COLARES, R. P. ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS POTENCIALIZADORAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, v. 3, n. 7, p. 1–25, 2022. https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10379
PEGORARO, A.; SOARES, L. G.; RIZZON, M. Z.; DAL MOLIN, E.; FERNANDES, F. M.; LOVATO, L. B.; FRANCK DA CUNHA, G. A importância do ensino de evolução para o pensamento crítico e científico. Interdisciplinary Journal of Applied Science, v. 1, n. 2, p. 10–15, 2016.
SANTOS, I.; FARIAS, F. L. B.; MELO, L. D. M.; SILVA, A. C. B.; FREITAS, D. D. L.; ELEUTÉRIO, D. A.; BARROS, A. T. Jogos didáticos para o ensino de zoologia no ensino médio: Relato de experiência no município de Ingá-PB. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 27076–27086, 2020. https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-237
SILVA, C. C. D.; KALHIL, J. D. B. Análise sistêmica do processo ensino aprendizagem de genética à luz da teoria fundamentada. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 1, 2019. https://doi.org/10.3895/rbect.v12n1.8045
SILVA, C. S. D.; SOARES, M. H. F. B. Estudo bibliográfico sobre conceito de jogo, cultura lúdica e abordagem de pesquisa em um periódico científico de Ensino de Química. Ciência & Educação, 29, e23003, 2023. https://doi.org/10.1590/1516-731320230003
SILVA, J. C. S. D.; BIANCO, G. Jogos didáticos: A formação educativa através de uma aprendizagem significativa e um currículo adaptado por projetos. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, 2020. e820997969. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7969
SILVA, N. B. D.; TEIXEIRA, P. M. M. Evolução biológica: Dificuldades e fatores variáveis na aprendizagem dos estudantes do ensino médio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, 817–837, 2021. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i2.618
SILVA, N. M. D. A.; DIAS, M. A. D. S. O uso do jogo de tabuleiro na construção da aprendizagem dos conteúdos de biologia: Uma pesquisa desenvolvida no âmbito do PIBID/UEPB. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 1, 2020. https://doi.org/10.3895/rbect.v13n1.7996
SOUSA, F. B.; VASCONCELOS, R. A.; DOS SANTOS JÚNIOR, J. M.; DO NASCIMENTO DE CASTRO, M. G.; DOMINGOS COUTINHO, T. J. Heredogame: Jogo Didático para o Ensino de Genética. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 20, n. 1, p. 33–55, 2022. https://doi.org/10.16923/reb.v20i1.985
VEDRAN. (2024, September 20). Download free SVG clip art and silhouettes for Cricut cutting machines. https://freesvg.org
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ensinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.