ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NOS MUNICÍPIOS DE PRIMAVERA E QUATIPURU - NORDESTE PARAENSE

Autores

DOI:

10.52832/rensin.v3.517

Resumo

O emprego dos espaços não formais vem sendo utilizado pelos professores da Educação Básica devido a esses ambientes possibilitarem para os estudantes um aprendizado prático e experimental, o desenvolvimento de habilidades sociais, o incentivo à criatividade e a inovação. Esta pesquisa faz uma análise do uso dos espaços não formais a partir da concepção e experiências de professores do Estado do Pará, Brasil. A investigação foi desenvolvida através da aplicação de questionário com seis professores de Ciências e Biologia atuantes nos municípios de Primavera e Quatipuru, situados no nordeste do Estado do Pará. Como resultados, verificamos que apesar do reconhecimento de que a utilização dos espaços não formais contribui para o fortalecimento do ensino e a aprendizagem dos alunos, essa prática de ensino ainda é um desafio para os professores em exercício nesses municípios devido algumas dificuldades enfrentadas, como: liberação dos alunos para realização das aulas nos espaços não formais, o incentivo para realizar essa prática de ensino, lacunas na formação inicial e continuada; e ainda dificuldades com transporte. Ainda que esse método de ensino apresente alguns empecilhos, os professores consideram como essencial a utilização dos espaços não formais para a contribuição do ensino e aprendizado dos alunos e também consideram que eles proporcionam aspectos que facilitam práticas pedagógicas contextualizadas na disciplina de Ciências e Biologia.

Biografia do Autor

Hugo Edilberto Ramos de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Lilliane Miranda Freitas, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora da Faculdade de Ciências Naturais na Universidade Federal do Pará (UFPA), Pará, Brasil.

Referências

BARBOSA, M. A. P., GARCIA JÚNIOR, P. J.; FREITAS, R. A. Contribuições da educação não-formal em espaços não-formais para a educação básica na percepção de professores. REVES - Revista Relações Sociais, v. 4, n. 1, p. 16001–16015., 2021. DOI: 10.18540/revesvl4iss1pp16001-16015

BRELAZ, L. O ensino de ecologia e o sentimento de pertencimento do estudante no ensino fundamental com a floresta amazônica. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2022.

CASCAIS, M; TERÁN, A. F. Educação formal, informal e não formal na educação em ciências. Ciência em Tela. Rio de Janeiro-RJ, n. 7, v. 2, p. 01-10, 2014. Disponível em: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0702enf.pdf. Acesso em: 11 ago. 2024.

CHAER, G.; DINIZ, R. R. P.; RIBEIRO, E. A. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266. 2011. Disponível em: https://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/maio2013/sociologia_artigos/pesqusia_social.pdf. Acesso em: 18 ago. 2024.

CORDEIRO, T. E. F. et al. Curso de Formação Docente em Espaço Não Formal: Relato de Experiência em Projeto de Ensino Interdisciplinar. Cadernos CIMEAC. Uberaba-MG., v. 11, n. 2, p. 281-313, 2021. DOI: 10.18554/cimeac.v11i2.5235.

FANFA, M. S. et al. Os Espaços de Educação não formal e a formação inicial de professores de Ciências e Biologia. IN: VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia. Anais do VIII ENEBIO, Realize Editora, 2021. DOI: 10.46943/VIII.ENEBIO.2021.01.427.

GOMES, J. M.; LIMA, A. S. T. Os espaços não-formais de ensino e a prática pedagógica no ensino médio integrado. Revista Humanidades e Inovação, v.8, n.53, p. 365-379, 2021. Disponível: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5935 Acesso em: 15 out. 2024.

JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica, Em Extensão, Uberlândia-MG, ano 2008, v. 7, n. 1, p. 01-10, 2008. DOI: 10.14393/REE-v7n12008-20390.

LACERDA, M. P. Contribuição do ensino em espaços não formais para a aprendizagem significativa no ensino de ciências. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, Alagoas, v.4, p. 225-232, 2022. Disponível: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/57. Acesso em: 28 ago. 2024.

LIMA, J. C.; BRABO, J. C. Trilhas interpretativas Proposta de Educação Ambiental para escolas de Quatipuru, Pará, Brasil. Revista Exitus. Santarém-PA, v. 12, p. 01-25, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1648.

LOPES, C. Ensino-aprendizagem em ambientes não formais: produção de uma cartilha pedagógica para o ensino de ecologia em espaço natural. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2020.

MARANDINO, M. Faz sentido ainda propor a separação entre os termos educação formal, não formal e informal? Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 4, p. 811-816, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/cmjvH7v4mFZMsdjV5bWLJfM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 jun. 2024.

MARQUETTI, I. C. A. Educação científica em espaços não formais de ensino: um olhar sobre a biodiversidade do Cerrado. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Campus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis. 2020

MARTINI, V. P. O Papel dos Espaços Não formais no Ensino de Ciências. Revista Tecné, Episteme y Didaxis. Num Especial, p. 1-6, 2018. https://revistas.upn.edu.co/index.php/TED/article/view/9065. Acesso em: 11 set. 2024.

MOTA, J. S. Utilização do google forms na pesquisa acadêmica. Revista Humanidades e Inovação, Palmas-TO, v. 6, n. 12, p. 372-380, 2019. Disponível: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1106. Acesso em: 14 ago. 2024.

OLIVEIRA, A. N.; DOMINGOS, F. O.; COLASANTE, T. Reflexões sobre as práticas de educação ambiental em espaços de educação formal, não-formal e informal. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 15, n. 09-19, ed. 7, 2020. DOI: 10.34024/revbea.2020.v15.10064.

OLIVEIRA, G. S. et al. Grupo Focal: uma técnica de coleta de dados numa investigação qualitativa? Cadernos da Fucamp, Monte Carmelo-MG, v.19, n.41, p.1-13, 2020. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2208. Acesso em: 05 jul. 2024.

QUADRA, G. R.; D’ÁVILA, S. Educação Não-Formal: Qual a sua importância? Revista Brasileira de Zoociências. Juiz de Fora, ano 2016, v. 17, n. 2, p. 22-27, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/zoociencias/article/view/24644. Acesso em: 10 ago. 2024.

QUEIROZ, A. et al. A caracterização dos espaços não formais de educação científica para o ensino de ciências. Revista Areté, Manaus, v. 4, n. 7, p. 12-23, 2013. Disponível em: https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/20. Acesso em: 10 jun. 2024.

REIS, E. F.; et al. Espaços não formais de educação na prática pedagógica de professores de ciências. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 3, p. 23–36, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v7i3.8265.

REIS, T. R. et al. Concepção sobre espaços não formais de ensino e divulgação científica de professores na feira de ciências em Boa Vista, Roraima. IN: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Anais do X ENPEC, Águas de Lindóia (SP), 2015. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/lista_area_04.htm Acesso em: 11 ago. 2024.

ROCHA, S; TERÁN, A. F. (org). O uso de espaços não-formais como estratégia para o ensino de ciências. Manaus: UEA Edições, 2010. p. 73.

SANTOS, A. T. et al. Espaços não formais de ensino: reflexões sobre as possibilidades de abordar temas transversais. Revista Scientiarum Historia, Rio de Janeiro, v. 1, p. 01-09, 2018. DOI: 10.51919/revista_sh.v1i1.201.

SILVA, D.; ROBAINA, J. V. L. Formação continuada de professores e o uso de espaços educativos não formais na área da Educação em Ciências: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 7, n. 1, p. 50-75, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i1.15386

SILVA, F. R. G. et al. O planetário como espaço não formal para o ensino de astronomia: contribuições para a alfabetização científica no ensino fundamental. Revista Mirante, Anápolis-GO, v. 12, n. 2, p. 72-84. 2019. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/mirante/article/view/9846. Acesso em: 20 ago. 2024.

SILVA, R. R. C.; SILVA, R. S. Espaços não formais: dificuldades encontradas por professores dos anos finais do interior de Pernambuco. IN: IV Congresso Nacional de Educação, Anais do IV CONEDU, Fortaleza, Realize Editora, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36816. Acesso em: 23 jul. 2024.

SIQUEIRA, R.; WATANABE, Y. Laboratório de ensino de ciências em espaços não-formais de educação: possibilidades e o programa Estação Ciência. IN: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, Anais do XVIII ENEQ, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R1330-1.pdf. Acesso em: 20 ago. 2024.

SOUZA, L. L.; SAMPAIO, S. R. F. Ensino de ciências e biologia em espaços não formais: desafios e perspectivas na educação do amazonas. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e067, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e067.id1206

Downloads

Publicado

27/02/2025

Como Citar

Hugo Edilberto Ramos de Oliveira, & Lilliane Miranda Freitas. (2025). ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NOS MUNICÍPIOS DE PRIMAVERA E QUATIPURU - NORDESTE PARAENSE . Revista Ensinar, 3(1). https://doi.org/10.52832/rensin.v3.517

Edição

Seção

Ensino de Ciências - Artigo original