ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DE SUA PRODUÇÃO NO BRASIL
DOI:
10.52832/rensin.v3.620Resumo
Este estudo investiga a produção científica brasileira relacionada à Alfabetização Científica (AC) com foco na formação de professores, considerando sua importância na promoção de uma educação crítica e reflexiva em Ciências. A AC é compreendida como uma estratégia essencial para capacitar os indivíduos à tomada de decisões conscientes nos âmbitos social, político e tecnológico. A pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa de caráter bibliográfico, com levantamento e análise de artigos publicados no Portal de Periódicos da CAPES, por meio de critérios que incluíram a presença simultânea dos termos "Alfabetização Científica" e "Formação de Professores". A análise dos abrangeu a distribuição geográfica e temporal das publicações. Os resultados indicam concentração de estudos nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, com destaque para os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. A pesquisa revelou ainda lacunas na formação inicial e continuada de professores no que tange à compreensão e aplicação da AC, evidenciando a necessidade de articulação entre teoria e prática docente e de maior investimento na capacitação crítica dos educadores. O estudo busca contribuir para a consolidação de práticas pedagógicas que favoreçam a construção de saberes científicos significativos e socialmente contextualizados
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