BUSCANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS: REFLEXÕES SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE A PARTIR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA E DIREITO

Autores

  • Francis Noblat Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito/Doutorando
  • Wilson Madeira Filho Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito/Professor do corpo permanente

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Pós-graduação, Ensino Superior, Sociologia e Direito, Universidade Federal Fluminense

Resumo

Neste breve ensaio, nos voltamos à interdisciplinaridade a partir de como ela ocorre em uma esfera específica dos campos do saber, que aqui delimitamos e denominamos campo interdisciplinar em ciências jurídicas e sociais. Partindo de um estudo de caso exploratório, buscamos o interdisciplinar nas teses e dissertações defendidas pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense no quadriênio 2013-2016, este ensaio se propõe como uma reflexão do teórico e do aplicado, ao se voltar a pensar a interdisciplinaridade na interseção do ‘como ela é nomeada’ e o ‘como ela é utilizada’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVARENGA, Lídia. (1996) A institucionalização da pesquisa educacional no Brasil. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Belo Horizonte: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

ALVARENGA, Augusta Thereza de et al. (2010) Histórico, fundamentos filosóficos e teórico-metodológicos da interdisciplinaridade. In: PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; SILVA NETO, Antônio J. [Editores] (2010) Interdisciplinaridade em Ciência, tecnologia e Inovação, 3-68. São Paulo: Manole.

APOSTEL, Léo. (1970) Terminology and Concepts. In: CENTER FOR EDUCATIONAL RESEARCH AND INOVATION, CERI. (1972) Interdisciplinarity: Problems of Teaching and Research in Universities, 77-184. Paris, France: Organisation for Economic Co-operation and Development, OECD.

CHACHÉ, Cristiane Borborema. (2016) E agora, RESEX? Desafios jurídicos e empíricos em Itaipu, a primeira Reserva Extrativista marinha e estadual no Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito). Niterói/Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito, Universidade Federal Fluminense.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR, CAPES. (2020) Dados Abertos, dados e informações sobre a pós-graduação brasileira, sobre a formação de professores para educação básica e outros temas relacionados à educação. Disponível em <https://dadosabertos.capes.gov.br>. Acesso em Out. 2020.

EPÍFANI FILHO, Marco Aurélio Alves. (2015) Informar, decidir e registrar: administração dos processos judiciais eletrônicos na Justiça do Trabalho em Niterói/RJ. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito). Niterói/Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito, Universidade Federal Fluminense.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (1994). Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas SP: Papirus.

FRANCO, Maria Estela Dal Pai et al. (2014) Das Políticas e Presença da Interdisciplinaridade nas Instituições Federais de Ensino Superior. In: GAUTHIER, Fernando Ostuni et al. [Organizadores] (2014) Interdisciplina-ridade: Teoria e Prática, Vol. I. Florianópolis: UFSC/EGC, 323-46.

JAPIASSÚ, Hilton. (1976) Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago.

KLEIN, Julie Thompson. (1996) Crossing Borders: Knowledge, Disciplinarities and Interdisciplinarities. Charlottesville, Virginia, U.S.: University Press of Virginia.

NOBLAT, Francis. (2015) Direito, desenvolvimento e reformas processuais: uma análise da influência dos Law and Development Movement e Banco Mundial nas reformas do sistema processual civil brasileiro pós-1988. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito). Niterói/Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito, Universidade Federal Fluminense.

PHILIPPI JUNIOR, Arlindo et al. (2010) Diretrizes, critérios e processo de avaliação da pós-graduação interdisciplinar. In: PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; SILVA NETO, Antônio J. (Editores) (2010) Interdisciplinaridade em Ciência, tecnologia e Inovação, 918-60. São Paulo: Manole.

TERRA, Alessandra Dale Giacomin. (2015) O Plano Diretor de Niterói/RJ: Uma Análise sobre Planejamento Territorial e Judicialização de Políticas Públicas Urbanísticas. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito). Niterói/Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito, Universidade Federal Fluminense.

THIESEN, Juares da Silva. (2008) A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, 13 (39), 545-554. Disponível em . Acesso em: Out. 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

NOBLAT, F.; MADEIRA FILHO, W. BUSCANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS: REFLEXÕES SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE A PARTIR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA E DIREITO. Brazilian Journal of Policy and Development, [S. l.], v. 3, n. 2, 2021. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/brjpd/article/view/353. Acesso em: 24 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático