Essencialidade de conteúdos de Matemática e suas relações com o trabalho na Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
10.52832/jesh.v3i2.210Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Ensino Técnico, EPTResumo
Este trabalho objetivou sugerir caminhos pedagógicos necessários para consolidar o processo de ensino e aprendizagem de Matemática no ensino técnico de nível médio integrado na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e suas relações com o trabalho. Metodologicamente, configura-se como um artigo de pesquisa qualitativa que emprega o procedimento de revisão bibliográfica. É importante compreender que a Matemática é indispensável para evolução da humanidade, para todo desenvolvimento tecnológico da era moderna, tendo suas suposições definidas por modelos usuais da natureza que especificam um padrão inquestionável na produção de conhecimento. O professor de Matemática da EPT precisa ampliar estratégias didáticas que possam envolver discentes na construção do pensamento matemático, tendo em conta toda a dinâmica e estado de espírito do aprendiz. Nota-se que o contexto do processo de ensino e aprendizagem de Matemática no ensino técnico de nível médio integrado na EPT é uma temática polêmica, já que, envolve diversas questões sobre práticas pedagógicas, muitas vezes resistentes a modelos tradicionais de aprendizagem, provocando incertezas no enfrentamento de novos modelos matemáticos.
Downloads
Métricas
Referências
Aguirre, U. J. C., & Melo, G. G. (2022). Nutrição e Matrizes: Uma Proposta de Ensino por meio da Modelagem Matemática. Revista Diálogos em Educação Matemática, 1(1), e202203-e202203.
Ausubel, D.P. (1968). Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart, and Winston.
Ciavatta, M. (2005). A formação integrada a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Revista Trabalho Necessário, 3(3).
da Silva, A. J. N., do Nascimento, A. M. P., & Muniz, C. A. (2017). O necessário olhar do professor sobre a produção matemática das crianças nos Anos Iniciais. Educação Matemática em Revista, 22(54), 48-55.
da Silva, R. C. G., Da Silva, L. M., de Miranda, J. R., dos Santos, J. F., Guarino, A. L., Leite, L., & de Carvalho Araújo, N. (2020). O Ato de Ensinar e o Ato de Aprender Matemática na Ótica do Professor Edel Alexandre Silva Pontes. Revista Psicologia & Saberes, 9(16), 151-162.
de Carvalho Pena, G. A. (2016). Prática docente na educação profissional e tecnológica: os conhecimentos que subsidiam os professores de cursos técnicos. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 8(15), 79-94.
de Oliveira, E. G. (2021). Contando um pouco da história da trigonometria. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, 1, 29-58.
de Sousa, A. S., de Oliveira, G. S., & Alves, L. H. (2021). A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, 20(43).
dos Santos, J. B., Pontes, E. A. S., & Moraes, E. C. (2021). Formação humana e seus condicionantes socioeconômicos. Research, Society and Development, 10(16), e135101623539-e135101623539.
dos Santos Silva, B. H. M., da Silva, A. L., de Oliveira, E. G., Leite, L., & Pontes, E. A. S. (2022). Jogos Matemáticos como Ferramenta Educacional Lúdica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, 4, 246-254.
Carvalho, E. Q., & de Sousa Cavalcanti, R. J. (2020). Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica: abordagem emancipatória do trabalho como princípio educativo. Research, Society and Development, 9(5), e115953219-e115953219.
da Fonseca, J. J. S. (2002). Apostila de metodologia da pesquisa científica. João José Saraiva da Fonseca.
Gonçalves, H. J. L., & Pires, C. M. C. (2014). Educação Matemática na Educação Profissional de Nível Médio: análise sobre possibilidades de abordagens interdisciplinares. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 28, 230-254.
Henrique, A. L. S., & Morais, J. K. C. D. (2015). Formação e saberes docentes: desvelando os sentidos na educação profissional e tecnológica. Colóquio Nacional–A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Júnior, J. F. C., de Oliveira, C. C., de Sousa, F. F., dos Santos, K. T., da Silva, M. I., Gomes, N. C., ... & de Amorim, T. F. (2023). Os novos papéis do professor na educação contemporânea. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, 6, 124-149.
Masola, W., & Allevato, N. (2019). Dificuldades de aprendizagem matemática: algumas reflexões. Educação Matemática Debate, 3(7), 52-67.
Morais, C. M., & Gitirana, V. (2022). A Matemática no Ensino Técnico Integrado ao Médio: um levantamento de condições para integração de recursos. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 36, 411-430.
Moreira, M. A. (2003, September). Linguagem e aprendizagem significativa. In Conferência de encerramento do IV Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Maragogi, AL, Brasil (Vol. 8).
Moura, D. H. (2008). A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da educação profissional e tecnológica, 1(1), 23-38.
Pacheco, E. (2012). Perspectivas da educação profissional técnica de nível médio. Proposta de diretrizes curriculares nacionais. São Paulo: Moderna.
Pinto, D. M. R., & Pires, M. A. L. M. (2019). O ensino da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educação. REMATEC, 14(32), 118-130.
Pontes, E. A. S. (2018). A arte de ensinar e aprender matemática na educação básica: um sincronismo ideal entre professor e aluno. Revista Psicologia & Saberes, 7(8), 163-173.
Pontes, E. A. S. (2019). Método de polya para resolução de problemas matemáticos: uma proposta metodológica para o ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. HOLOS, 3, 1-9.
Pontes, E. A. S. (2019). Uma abordagem analítica da interpolação polinomial em um ambiente computacional: uma experiência prática no processo de ensino e aprendizagem de matemática na Educação Técnica. Revista Thema, 16(1), 42-49.
Pontes, E. A. S., Moura, H. R. E., Coelho, E. L., dos Santos Silva, B. H. M., & Batista, I. S. (2021). Prática educacional no ato de ensinar e aprender Matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo-RICA: Raciocínio lógico, Inteligência Matemática, Criatividade e Aprendizagem Educational practice in the act of Teaching and learning mathematics in the final years of elementar school through the process-RICA. BrazilianApplied Science Review, 5(3), 1411-1424.
Pontes, E. A. S. (2021). A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, 2, 78-88.
Pontes, E. A. S. (2022). A Prática Docente do Professor de Matemática na Educação, Profissional e Tecnológica por Intermédio das Novas Tecnologias da Educação Matemática. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, 3(10), e3102039-e3102039.
Pontes, E. A. S. (2023). As novas tecnologias voltadas para a Educação Matemática associadas aos pressupostos educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica: problematização, contextualização e interdisciplinaridade. REVISTA FOCO, 16(6), e2183-e2183.
Rangel, E. M., & Rangel, A. M. (2023). O lúdico no ensino de Matemática: uma revisão sobre o uso de jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: The use of didactic games as a complementary method of the teaching-learning process. Journal of Education Science and Health, 3(1), 01-09.
Tunes, E., Tacca, M. C. V., & Bartholo Júnior, R. D. S. (2005). O professor e o ato de ensinar. Cadernos de pesquisa, 35, 689-698.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Journal of Education Science and Health
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.