Estágio Supervisionado de uma Licenciatura em Matemática em uma escola da Bahia, Brasil: da observação ao constituir-se professor

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v3i2.208

Palavras-chave:

Formação docente, Educação Matemática, Professor Pesquisador

Resumo

Este artigo é resultado das observações de um Estágio Curricular Supervisionado, ocorrido em uma perspectiva articulada com a pesquisa, proposta do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia, Brasil Campus VII. Objetiva-se, portanto, relatar e refletir acerca das experiências vivenciadas por discentes do curso de Licenciatura em Matemática, em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública, em Senhor do Bonfim – BA. A pesquisa, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, ocorreu no decorrer do 2º semestre de 2022, realizada sob uma perspectiva de compreender as influências do estágio na formação inicial de professores.  Durante os meses de setembro a novembro foram realizadas as observações das aulas, aplicação de questionário aos estudantes do 8º ano, com a professora supervisora, além da realização de um relatório, que analisa o observado a partir de uma perspectiva de análise qualitativa. Constatou-se que o ensino de Matemática, muitas vezes, é centrado na exposição e repetição de exercícios. Todavia, não cabe responsabilizar apenas o docente por isso, principalmente por entender que existem responsabilidades que precisam ser assumidas pela escola e secretaria de educação. Desse modo, percebe-se a complexidade que é ser e se tornar um professor de matemática, sobretudo considerando as várias realidades presentes na nossa sociedade e no contexto escolar, que influenciam diretamente no fazer pedagógico do docente.

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Biografia do Autor

Alice Bispo dos Santos , Universidade do Estado da Bahia

Licencianda em Matemática. Universidade do Estado da Bahia/UNEB, Senhor do Bonfim, Bahia e Brasil. 

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação. Universidade do Estado da Bahia/UNEB, Senhor do Bonfim, Bahia e Brasil.

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Publicado

08-05-2023

Como Citar

Santos , A. B. dos, & Silva, A. J. N. da. (2023). Estágio Supervisionado de uma Licenciatura em Matemática em uma escola da Bahia, Brasil: da observação ao constituir-se professor. Journal of Education Science and Health, 3(2), 01–15. https://doi.org/10.52832/jesh.v3i2.208

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E ESTUDO DE CASO