Ensino e pesquisa em tempos de educação remota: a experiência do Journal Club do Grupo de Pesquisa Epidemiologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias (EPIDIP) entre alunos de graduação

Teaching and research in times of remote education: the experience of the journal club of The Epidemiology Research Group Of Infectious And Parasitary Diseases (EPIDIP) among undergraduate students

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v2i2.118

Palavras-chave:

Educação em saúde, Epidemiologia, Ferramentas tecnológicas de ensino, Journal Club

Resumo

O Journal Club é uma estratégia de estudo que permite a atualização no ensino de Biologia, Medicina e áreas afins, assim como a melhoria nas habilidades de avaliação crítica. Existem vários relatos de seu uso em instituições de ensino e pesquisa de todo o mundo, mas poucos são encontrados na literatura com foco na educação e na percepção do participante. O objetivo do presente estudo foi descrever e avaliar a experiência do Journal Club do Grupo de Pesquisa Epidemiologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias (EPIDIP) do Centro de Estudos Superiores de Lago da Pedra da Universidade Estadual do Maranhão (CESLAP/UEMA). Trata-se de um relato de experiência e pesquisa de satisfação dos estudantes de graduação participantes do grupo, por meio de questionário anônimo autoaplicável. Dezesseis graduandos responderam ao questionário. A maioria dos estudantes avaliou como positiva sua experiência no Journal Club, sobretudo aqueles que já ministraram palestras. A utilização de um Journal Club faz-se presente em diversas áreas do meio acadêmico, principalmente pelos estudantes da área da saúde, em especial a medicina e enfermagem para a validação da informação dos estudos científicos. Em meio à pandemia de COVID-19, a adoção do Journal Club do EPIDIP como ferramenta de ensino-aprendizagem, com a finalidade de capacitar e desenvolver competências, habilidades e análises críticas para os acadêmicos que o compõem, tem sido uma estratégia satisfatória no ensino de Epidemiologia e Parasitologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline do Carmo Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Estudos Superiores de Lago da Pedra, Universidade Estadual do Maranhão (CESLAP/UEMA), Lago da Pedra, Maranhão, Brasil.

Alane do Carmo Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Estudos Superiores de Lago da Pedra, Universidade Estadual do Maranhão (CESLAP/UEMA), Lago da Pedra, Maranhão, Brasil.

Giovanna Rotondo de Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Laboratório de Epidemiologia de Doenças Infecciosas e Parasitárias, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil;

Programa de Pós-Graduação em Parasitologia, Departamento de Parasitologia, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Pedro Alves Soares Vaz de Castro, Universidade Federal de Minas Gerais

Curso de Bacharelado em Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Juliana Maria Trindade Bezerra, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Estudos Superiores de Lago da Pedra, Universidade Estadual do Maranhão (CESLAP/UEMA), Lago da Pedra, Maranhão, Brasil; Curso de Bacharelado em Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Referências

Bhattacharya, S. (2017). Journal club and post-graduate medical education. Indian Journal of Plastic Surgery, 50(3), 302–305. DOI: https://doi.org/10.4103/ijps.IJPS_222_17

Chetlen, A. L., Dell, C. M., Solberg, A. O., Otero, H. J., Burton, K. R., Heller, M. T., Lakomkin, N., Desouches, S. L., & Smith, S. E. (2017). Another Time, Another Space: The Evolution of the Virtual Journal Club. Academic radiology, 24(3), 273–285. DOI: https://doi.org/10.1016/j.acra.2016.08.030

Cushing, H. (1926). The Life of Sir William Osler. Volume 1. Oxford University Press, Oxford, 132-133, 154. DOI: https://doi.org/10.1097/00005053-192602000-00067

Draganov, P. B., Silva, M. R. G., Neves, V. R., & Sanna, M. C. (2018). Journal Club: a group of research experience. Revista Brasileira de Enfermagem, 71(2), 477-481. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0539

Keet, K. A., Baatjes, K. J., Venter, R. G., Wessels, Q., & Correia, J. C. (2021). Development of a Virtual Journal Club in Anatomy: a Responsive Pandemic Pedagogy. Medical science educator, v. 31(4), 1–8. DOI: https://doi.org/10.1007/s40670-021-01325-8

Lattes. (2021). Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil. Grupos por grande área. Obitido em: https://lattes.cnpq.br/web/dgp/por-grande-area.

Michelan, V. C. A., & Spiri, W. C. (2020). Journal club estratégia de ensino e aprendizagem para desenvolvimento da enfermagem baseada em evidência. Revista Pesquisa Qualitativa, 8(16), 105-117. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.16.319

Piazzolla, L. P., Scoralick, F. M., & Sousa, J. B. (2012). Clube de revista como estratégia de aprendizado na residência médica. Brasília Médica, 49(1), 55-58.

Quispe-Julia, C. U., Véliz-Medina, Y. G., & Velásquez-Chahuares, L. G. (2017). Club de lectura crítica: una asignatura pendiente en educación médica de pregrado. Investigación en Educación Médica, 6(22), 143-144. DOI: https://doi.org/10.1016/j.riem.2016.07.002

Sánchez-Mendiola, M., Morales-Castillo, D., Torruco-García, U., & Varela-Ruiz, M. (2015). Eight years’ experience with a Medical Education Journal Club in Mexico: a quasi-experimental one-group study. BMC Medical Education, 15(222), 1-8. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-015-0499-7

Vieira, S., & Hossne, W. S. (2001). Como ler um artigo científico. Jornal do Conselho Federal de Medicina, 126, 18-19.

Wilson, M., Ice, S., Nakashima, C. Y., Cox, L. A., Morse, E. C., Philip, G., & Vuong, E. (2015). Striving for evidence-based practice innovations through a hybrid model journal club: A pilot study. Nurse Education Today, v. 35(5), 657-662. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.01.026

Downloads

Publicado

29-04-2022

Como Citar

do Carmo Silva, A. ., do Carmo Silva, A. ., Rotondo de Araújo, G., Alves Soares Vaz de Castro, P. ., & Trindade Bezerra, J. M. (2022). Ensino e pesquisa em tempos de educação remota: a experiência do Journal Club do Grupo de Pesquisa Epidemiologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias (EPIDIP) entre alunos de graduação: Teaching and research in times of remote education: the experience of the journal club of The Epidemiology Research Group Of Infectious And Parasitary Diseases (EPIDIP) among undergraduate students. Journal of Education Science and Health, 2(2), 01–08. https://doi.org/10.52832/jesh.v2i2.118

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)