NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO: UM DELÍVERY DE QUASE-MERCADO
DOI:
10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.4.233-252Palavras-chave:
Quase-mercado, Currículo, Reformas Educacionais, Neoliberalismo.Resumo
O presente artigo tem como objeto de estudo a educação vista enquanto portadora de valor mercadológico e sua qualidade como característica essencial de valor competitivo de mercado no modelo neoliberal de formação do status social. O texto surge como inquietação diante de políticas de educação e reformas propostas sob direcionamentos de organismos internacionais e nacionais, permeadas por medidas economicistas e mercantis, com características de privatização, sob o propósito de superar uma suposta crise em nome do progresso, do desenvolvimento econômico e do social, gerando, em contrapartida, um distanciamento da educação como formação humana, transformando-a em fetiche.
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Publicado
2020-12-30
Como Citar
BARBOSA, P. P. L.; SILVA, M. da S. e . NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO: UM DELÍVERY DE QUASE-MERCADO . Brazilian Journal of Policy and Development, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 233–252, 2020. DOI: 10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.4.233-252. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/brjpd/article/view/284. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos