Mosaicos, reflexiones y transitividades en la historia de la Pedagogía y la formación docente en Brasil

Autores/as

  • Caio Corrêa Derossi Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0000-0002-3778-035X
  • Thaís Carneiro Carvalho Universidade Federal de Viçosa
  • Karen Laíssa Marcílio Ferreira Universidade Federal de Viçosa
  • Karla Helena Ladeira Fonseca Universidade Federal de Viçosa
  • Ana Paula Machado Gomes Universidade Federal de Viçosa

DOI:

10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.3.1-34

Palabras clave:

Historia de la educación, Historia de la formación del profesorado, Historia del curso de la Pedagogía.

Resumen

El presente ensayo teórico con enfoque cualitativo y de carácter bibliográfico y documental, propone, a partir de un análisis histórico de largo plazo, desde el final del período imperial, en los ritos del siglo XIX hasta la primera década del siglo XXI, para comprender lo social, político, Factores económicos e históricos que impregnaron la constitución del campo de la formación del profesorado, con especial atención a la Pedagogía. En este sentido, a partir de los estudios de literatura especializada y documentos legales que abordaron la historia de la formación docente, el curso de Pedagogía y los parámetros formativos, se discutieron los caminos históricos del desarrollo profesional pedagógico, considerando las interfaces entre los retos y límites de su formación, dados los contextos profesionales específicos de su trabajo. Al final, se señala la necesidad de repensar el curso de Pedagogía, observando el compromiso social de la profesión y la primacía de la formación humana antes que otros intereses.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thaís Carneiro Carvalho, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa. Foi bolsista do Programa de Iniciação a Docência PIBID/ Pedagogia. Foi voluntária no Programa de Iniciação Científica, onde desenvolveu pesquisas na área da Educação com ênfase em História da Educação Brasileira, Movimento Estudantil e Ditadura Militar. Integrante do GECCE - Grupo de Estudos dos Clássicos Contemporâneos em Educação e do Grupo de Pesquisa Educação, conhecimento e processos educativos. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Viçosa.

Karen Laíssa Marcílio Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Capixaba da Serra(2016). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Educação

Karla Helena Ladeira Fonseca, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2019). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa e membro do GATE - Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação.

Ana Paula Machado Gomes, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Educação Infantil pela Universidade Federal de Viçosa (2016). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa. Atualmente faz especialização em neuropsicopedagogia pela Faculdade Governador Ozanam Coelho. Hoje é professora de educação infantil do Centro Educacional Gente Inocente. Habilitada em nível superior para a docência na Educação Infantil atuando no processo de desenvolvimento e aprendizagem, cuidando e educando de forma indissociável da criança de 0 a 5 anos; atuar no ensino da educação infantil, em creches e pré-escolas; promover e avaliar o desenvolvimento e a aprendizagem da criança; atuar no desenvolvimento das atividades de articulação da escola com a família e comunidade; atuar na gestão de instituições de educação; participar da elaboração da proposta pedagógica de instituições de educação infantil; participar da supervisão e orientação de instituições de educação infantil; desenvolver investigações sobre a realidade da educação infantil; elaborar, coordenar e avaliar programas e projetos voltados para a criança.

Publicado

2020-09-28

Cómo citar

CORRÊA DEROSSI, C.; CARNEIRO CARVALHO, T.; MARCÍLIO FERREIRA, K. L.; LADEIRA FONSECA, K. H.; MACHADO GOMES, A. P. Mosaicos, reflexiones y transitividades en la historia de la Pedagogía y la formación docente en Brasil. Brazilian Journal of Policy and Development, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–34, 2020. DOI: 10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.3.1-34. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/brjpd/article/view/302. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos