MOSAICOS, REFLEXOS E TRANSITIVIDADES DA HISTÓRIA DA PEDAGOGIA E DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL
DOI:
10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.3.1-34Palavras-chave:
História da educação, História da formação de professores, História do curso de Pedagogia.Resumo
O presente ensaio teórico de abordagem qualitativa e naturezas bibliográfica e documental, propõe a partir de uma análise histórica em longa duração, do fim do período imperial, nos ritos do século XIX até a primeira década do século XXI, compreender os processos sociais, políticos, econômicos e históricos que permearam a constituição do campo da formação de professores, com especial atenção para a Pedagogia. Nesse sentido, a partir dos estudos da literatura especializada e de documentos legais que versavam sobre o histórico da formação de professores, sobre o curso de Pedagogia e os parâmetros formativos, discutiu-se os percursos históricos do desenvolvimento profissional do pedagogo, considerando as interfaces entre os desafios e os limites de suas formações, frente aos contextos profissionais específicos da sua atuação. Ao fim, aponta-se para a necessidade de se repensar o curso de Pedagogia, observando o compromisso social da profissão e a primazia da formação humana perante a outros interesses.