MONITORIA VIRTUAL: UM RECURSO METODOLÓGICO PARA AS AULAS PRÁTICAS DE HISTOLOGIA NO MODELO DE ENSINO REMOTO
DOI:
10.52832/jesh.v1i3.27Palavras-chave:
Atividade pedagógica não presencial, Ensino de Ciências/Biologia, Prática DocenteResumo
O distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19 obrigou o ensino presencial a interromper suas atividades, e migrá-las imediatamente para o sistema remoto de ensino, impondo as disciplinas com aulas práticas a uma adaptação imediatas dos seus conteúdos sem os espaços físicos e equipamentos que estas aulas requerem. O objetivo deste trabalho é apresentar o site Monitoria virtual de Histologia como um recurso metodológico digital em substituição as aulas práticas presenciais de Histologia durante o regime remoto de ensino. O presente trabalho é relato de experiência vivenciada no programa de monitoria da disciplina de Histologia. Para realizar a monitoria virtual, foi desenvolvido um site através de uma plataforma gratuita, que também é responsável pela hospedagem, intitulado como Monitoria virtual de Histologia. No site foram disponibilizados portfólios de imagens de cortes histológicos de diferentes tecidos de origem animal. De forma síncrona, a equipe de monitoria utilizava as imagens teciduais disponíveis para apresentar aos estudantes as características morfológicas e celulares de tecidos humanos. De forma assíncrona os estudantes utilizavam o site para confeccionar o portfólio digital. 87% dos estudantes que participaram da monitoria virtual acessaram o site durante as aulas síncronas, enquanto 92% dos estudantes acessaram o site em momentos assíncronos. Os novos cenários de ensino, impostos pela pandemia da Covid-19, impulsionou o desenvolvimento de um recurso metodológico que permitiu a apresentação dos conteúdos práticos da disciplina Histologia, através de um site possibilitando ao aluno acesso a estes conteúdos de forma síncrona e assíncrona.
Downloads
Métricas
Referências
Amaral, E., Polydoro, S. (2020). Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na UNICAMP-Brasil. Linha Mestra, 41(1), 52-62. DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n41ap52-62
Araújo, T. M., Testasicca, M. C. S., Oliveira, A. R. (2021). Proposição de uma sequência didática complementar ao livro didático para o ensino de histologia animal no ensino médio. Experiências em Ensino de Ciências, 16(1), 159-185.
Boeira, S., Gomes, M. G. de Altvater, E. E. T., Jesse, C. R. (2020). Importância da monitoria em histologia, citologia e embriologia: contribuição ao ensino-aprendizagem. Abstract retrieved from https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/65036. Acesso em: 16 jun. 2021.
Brasil. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Brasília, DF: Presidência da República do Brasil.
Brasil. Portaria nº 345, de 19 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF: Presidência da República do Brasil.
Braun, M. S. A., Melo, S. S. (2020). A monitoria no processo de aprender a empreender. Revista Pemo, 2(2), 1-17. doi: 10.40149/pemo.v2i2.3727. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3727
Cavalcante, G. M., Fonseca, C.R.Q., Costa, N. B. (2020). Pandemia da covid-19 versus ensino remoto: adaptações nas aulas práticas de farmacologia para amenizar o impacto na aprendizagem. Covid-19: impactos da pandemia no Brasil e no mundo (pp.53-59). Rio de Janeiro, RJ: e-Publicar.
Gonçalves, R., Lara, M. V. S. de, Carpes, P. B. M., Vargas, L. da S. (2020). A importância das atividades práticas nas disciplinas básicas para a formação em saúde. Abstract retrieved from https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE. Acesso em: 16 jun. 2021.
Guedes, M. B., Coronel, P. M. V., Piranda, E. M. (2020). Monitoria acadêmica de parasitologia no período de ensino remoto emergencial: relato de experiência. Abstract retrieved from https://periodicos.ufms.br/index.php/IntegraEaD/article/view/11929. Acesso em: 16 jun. 2021.
Lanza C. C., Seabra, R. A. F. S., Coelho, A. C. P., Silva, Á., Martins, B. C. S., Sousa, G. C., Salvador, I. L. S., Carmo, L. R. & Guimarães, P. R. (2021). Atividade de monitoria durante o Regime Letivo Remoto: relato de experiência no curso de medicina. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(5), e7163. doi: 10.25248/reas.e7163.2021. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e7163.2021
Leite, K. N. S., Souza, M. N. A., Nascimento, A. K., Souza, T. A. (2021). Utilização de metodologia ativa no ensino superior de saude: revisão integrativa. Arquivos de Ciencias da Saúde da UNIPAR, 25(2), 133-144. DOI: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v25i2.2021.8019
Mesquita, G. N., Oliveira, J. G., Alves, A. L. N., Da Silva, L. M. S., Ribeiro, L. H., Silveira. T. (2019). Métodos de ensino integrados em monitoria de anatomia e Histologia: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 30(1), e1370. doi:10.25248/reas.e1370.2019 DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e1370.2019
Natario, E. G., Santos, A. A. A. (2010). Programa de monitores para o ensino superior. Estudos de Psicologia, 27(3), 355-364. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2010000300007
Ratis, L. R., Soareas, A. A., Ximenes, E. L. S., Pereira, M. G. A., Paula, M. V. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM PERÍODO DE PANDEMIA COVID-19: relatos de professores de Biologia em formação inicial. Journal of Education Science and Health, 1(3), 1-12. Doi: https://doi.org/10.52832/jesh.v1i3.26. DOI: https://doi.org/10.52832/jesh.v1i3.26
Santos, L. C., Oliveira, C. L. C. (2020). O jogo digital quiz dos tecidos, as contribuições da monitoria para o ensino de histologia e para a formação acadêmica do monitor. Periódicos horizontes – USF, 38(1), 797-781. doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.797. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.797
Santos, M. M. (2021). Monitoria acadêmica presencial de citologia, histologia e embriologia e vídeo-aulas no youtube: relato de experiência. Revista Interfaces, 9(1), 993-997. doi: 10.16891/2317-434X.v9.e1.a2021. DOI: https://doi.org/10.16891/2317-434X.v9.e1.a2021.pp983-987
Santos, E. A. V. (2021). Contribuições do programa de monitoria para a formaçõa acadêmica e docente do monitor licenciado em ciências biológicas. Educ. Ci. e Saúde, v. 8, n. 1, p. 236-255. DOI: https://doi.org/10.20438/ecs.v8i1.299
Silva, A. K. A. da, Ferreira, M. L. S., Oliveira, M. J. S., Silva, J. P. X., Machado, L. D. S., Xavier, S. P. L. (2021). Contribuições da monitoria acadêmica para a formação em enfermagem: revisão integrativa. Revista Enfermagem Atual in Derme, 95(33), 1-10. doi: 10.31011/reaid-2021-v.95-n.33-art.945. DOI: https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.33-art.945
Silva, R. N., Belo, M. L. M. (2012). Experiências e reflexões de monitoria: contribuição ao ensino-aprendizagem. Scientia Plena, 8(7), 1-6.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Journal of Education Science and Health
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.