A videochamada como instrumento de aproximação entre paciente e família durante hospitalização por Covid-19: um relato de experiência

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v2i4.149

Palavras-chave:

Vídeochamada, Internação, Política de Humanização, Cuidado integral, Covid-19

Resumo

As internações por Covid-19 geraram uma superlotação nos hospitais, fazendo com que fossem criados hospitais de campanha, com objetivo de comportar as altas demandas. Este estudo teve como objetivo avaliar os impactos da utilização de videochamada no processo de aproximação do paciente à família em um hospital de campanha de covid19, com base nos princípios da humanização na saúde. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, construída a partir da estratégia de relato de experiência, onde o cenário de estudo, foi um hospital de campanha contra a Covid-19 instalado na cidade de Pedreiras estado do Maranhão. Primeiro um momento de leitura e reflexão acerca das evoluções do Assistente Social, além dos relatórios diários do Serviço Social. Tal fase, foi importante para construção das categorias de discussão. No segundo momento foi realizado através uma observação das atividades desenvolvidas juntos aos pacientes internados com Covid-19. No início, esclarece que houve uma baixa rejeição de alguns pacientes, mas isso era devido os mesmos não conhecerem os recursos tecnológicos, tendo em vista que a maioria dos pacientes internados no hospital eram idosos. A partir das ligações por vídeo, percebeu-se uma maior disposição dos pacientes, sendo mais colaborativo com os profissionais. Assim, utilização de videochamadas, mostrou-se uma ferramenta simples e eficiente de comunicação entre pacientes e seus familiares.

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Biografia do Autor

Ronny Batista de Sousa, Universidade Federal do Piauí- UFPI

Possui Graduação em Bacharelado em Serviço Social Pela Faculdade Evangélica do Piauí (2016).  Especialista em Micropolítica da Gestão e do Trabalho na Saúde na Universidade Federal Fluminense- UFF. Especialista em Informática na Saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN. Mestrando no Programa de Ciências e Saúde da Universidade Federal do Piauí- UFPI. Assistente Social no Hospital Regional de Pedreiras Dr. Kleber Carvalho Branco, trabalhou como Assistente Social na Secretaria de Educação de Demerval Lobão - PI e foi estagiário de Serviço Social no Hospital de Urgência de Teresina Prof. Zenon Rocha. Professor Universitário, em Faculdade De Educação Memorial Adelaide Franco - FEMAF.

Maíra Luciano Sidrim, Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018). Graduada em Engenharia de Produção pela Faculdade Boa Viagem (2015). Pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde - LAIS (UFRN) desde 2016. Experiência nas áreas de Mapeamento e Gestão de Processos, Gestão da Qualidade e Produção de Recursos Educacionais para Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Viviane Soares Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão- UFPI. Assistente Social. Especialista em Ciências Forenses e Pericia Criminal- Instituto Nacional de Cursos e Pesquisas (INCURSOS). Coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco – FEMAF.

Francisco das Chagas Araújo Coelho, Assembleia Legislativa do Piauí

Graduado em Direito pela Faculdade de Tecnologia do Piauí- FATEP. PÓS- GRADUADO em Administração da Produção e Logística pelo o Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Prof. Camillo Filho. Especialista em Direito Médico e Proteção Jurídica a Saúde pela Sociedade Piauiense de Educação, Ciências e Tecnologia ALEPI/FAR. Pós-Graduado em Criminologia pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante- FAVENI.

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Publicado

12-11-2022

Como Citar

Sousa, R. B. de, Sidrim, M. L., Silva, V. S., & Coelho, F. das C. A. (2022). A videochamada como instrumento de aproximação entre paciente e família durante hospitalização por Covid-19: um relato de experiência. Journal of Education Science and Health, 2(4), 01–07. https://doi.org/10.52832/jesh.v2i4.149

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E ESTUDO DE CASO