A videochamada como instrumento de aproximação entre paciente e família durante hospitalização por Covid-19: um relato de experiência
DOI:
10.52832/jesh.v2i4.149Palavras-chave:
Vídeochamada, Internação, Política de Humanização, Cuidado integral, Covid-19Resumo
As internações por Covid-19 geraram uma superlotação nos hospitais, fazendo com que fossem criados hospitais de campanha, com objetivo de comportar as altas demandas. Este estudo teve como objetivo avaliar os impactos da utilização de videochamada no processo de aproximação do paciente à família em um hospital de campanha de covid19, com base nos princípios da humanização na saúde. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, construída a partir da estratégia de relato de experiência, onde o cenário de estudo, foi um hospital de campanha contra a Covid-19 instalado na cidade de Pedreiras estado do Maranhão. Primeiro um momento de leitura e reflexão acerca das evoluções do Assistente Social, além dos relatórios diários do Serviço Social. Tal fase, foi importante para construção das categorias de discussão. No segundo momento foi realizado através uma observação das atividades desenvolvidas juntos aos pacientes internados com Covid-19. No início, esclarece que houve uma baixa rejeição de alguns pacientes, mas isso era devido os mesmos não conhecerem os recursos tecnológicos, tendo em vista que a maioria dos pacientes internados no hospital eram idosos. A partir das ligações por vídeo, percebeu-se uma maior disposição dos pacientes, sendo mais colaborativo com os profissionais. Assim, utilização de videochamadas, mostrou-se uma ferramenta simples e eficiente de comunicação entre pacientes e seus familiares.
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