Repercussões da pandemia Covid-19 na saúde mental de crianças e adolescentes: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v3i1.162

Palavras-chave:

Saúde mental, Crianças, Adolescentes, COVID-19

Resumo

A pandemia da COVID-19 levou a mudanças rápidas e sem precedentes na vida de milhões de crianças e adolescentes. Houve um aumento significativo de problemas de saúde mental em crianças e adolescentes durante a pandemia, o que pode levar a distúrbios manifestados ao longo do tempo. Diante desse cenário mundial, o presente estudo descreverá as repercussões da pandemia COVID-19 na saúde mental de crianças e adolescentes. Este trabalho trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com base na seguinte pergunta norteadora “Quais são as repercussões da pandemia COVID-19 na saúde mental de crianças e adolescentes?”. Foram considerados elegíveis artigos originais, disponíveis na íntegra, publicados entre 2020 a outubro de 2022 e nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram excluídos estudos duplicados, resumos simples e expandidos, cartas ao leitor e guias. As buscas foram realizadas nas bases eletrônicas científicas da LILACS e MEDLINE via Biblioteca Virtual em Saúde Brasil. Os resultados encontrados nas investigações revelam um cenário preocupante da saúde mental das crianças e adolescentes. A prevalência de problemas de saúde mental durante a pandemia aumentou consideravelmente, com quadros exacerbados de ansiedade generalizada, sintomas depressivos, tristeza, solidão, medo, transtorno obsessivo compulsivo e tentativas de suicídio. Ressalta-se, portanto, a importância de compreender e reconhecer que as crianças e os adolescentes são partes integrantes de grupos sociais que merecem mais atenção e cuidado frente às consequências pós pandemia. Além disso, é preciso entender as consequências a curto, médio e longo prazo dessa pandemia para priorizá-las e minimizá-las em todas as instituições sociais em que crianças e adolescentes se fazem presentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariana Silva Souza, Christus Faculdade do Piauí - CHRISFAPI

Enfermeira pela Christus Faculdade do Piauí (CHRISFAPI). Pós-graduanda em Enfermagem Obstétrica pelo Instituto UniEducacional.

Marcos Roberto Nascimento Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Residente em Urgência e Emergência, Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, Florianópolis, Santa Catarina.

Edmilson Alves da Silva Filho, Christus Faculdade do Piauí (CHRISFAPI)

Acadêmico de enfermagem pela Christus Faculdade do Piauí (CHRISFAPI).

Yslla Adriana Silva Sousa, Christus Faculdade do Piauí (CHRISFAPI)

Acadêmica de enfermagem pela Christus Faculdade do Piauí (CHRISFAPI).

Ana Maria Couto Sousa, Faculdade CET - Centro de Educação Tecnológica de Teresina

Acadêmica de farmácia pela Faculdade CET - Centro de Educação Tecnológica de Teresina.

Élida Brandão da Silva, Faculdade CET - Centro de Educação Tecnológica de Teresina

Acadêmica de enfermagem pela Faculdade CET - Centro de Educação Tecnológica de Teresina.

Isabela Gonçalves do Nascimento, Christus Faculdade do Piauí (CHRISFAPI)

Enfermeira pela Christus Faculdade do Piauí (CHRISFAPI).

Maria das Graças Silva Soares, Christus Faculdade do Piauí (CHRISFAPI)

Fisioterapeuta. Pós-Graduada em Fisioterapia Traumato Ortopédica e Desportiva com ênfase em terapia manual; Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto, Pediátrica e Neonatal e Docência do ensino Superior. Docente da Faculdade Chrisfapi.

Taynara Martelli Prado, Universidade José do Rosario Vellano (UNIFENAS)

Enfermeira, bacharel José do Rosario Vellano - UNIFENAS-MG no ano de pela Universidade2022, instrumentadoras ajustadas pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG no ano de 2016, técnica em enfermagem em transformação pelo colégio Leão de Faria, Alfenas -MG no ano de 2007. Curso de auxiliar administrativo – conclusão em 12/2011, Senac. 

Camilla Siqueira de Aguiar, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Cirurgiã-Dentista pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestranda Odontologia/Clínicas Integradas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pós-graduanda em Acupuntura e Terapias Integrativas pelo Instituto de Acupuntura e Práticas Integradas (TAOS). Pós-graduanda em Pacientes com Necessidades Especiais (ESPEO), Recife, Pernambuco, Brasil.

Referências

Almeida, I. L. D. L., Rego, J. F., Teixeira, A. C. G., & Moreira, M. R. (2021). Isolamento social e seu impacto no desenvolvimento de crianças e adolescentes: uma revisão sistemática. Revista Paulista de Pediatria, 40. https://doi.org/10.1590/1984-0462/2022/40/2020385 DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0462/2022/40/2020385

Cabana, J. L., Pedra, C. R., Ciruzzi, M. S., Garategaray, M. G., Cutri, A. M., & Lorenzo, C. (2021). Percepciones y sentimientos de niños argentinos frente a la cuarentena COVID-19. Arch Argent Pediatr, 119(4), S107-22. http://dx.doi.org/10.5546/aap.2021.S107 DOI: https://doi.org/10.5546/aap.2021.s107

Chadi, N., Spinoso-Di Piano, C., Osmanlliu, E., Gravel, J., & Drouin, O. (2021). Mental Health–related emergency department visits in adolescents before and during the COVID-19 pandemic: a multicentric retrospective study. Journal of adolescent health, 69(5), 847-850. https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2021.07.036 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2021.07.036

Cousien, A., Acquaviva, E., Kernéis, S., Yazdanpanah, Y., & Delorme, R. (2021). Temporal trends in suicide attempts among children in the decade before and during the COVID-19 pandemic in Paris, France. JAMA network open, 4(10), e2128611-e2128611. https://doi.org/10.1001/jamanetworkopen.2021.28611 DOI: https://doi.org/10.1001/jamanetworkopen.2021.28611

Hawrilenko, M., Kroshus, E., Tandon, P., & Christakis, D. (2021). The association between school closures and child mental health during COVID-19. JAMA network open, 4(9), e2124092-e2124092. https://doi.org/10.1001/jamanetworkopen.2021.32935 DOI: https://doi.org/10.1001/jamanetworkopen.2021.24092

Hussong, A. M., Midgette, A. J., Thomas, T. E., Coffman, J. L., & Cho, S. (2021). Coping and mental health in early adolescence during COVID-19. Research on child and adolescent psychopathology, 49(9), 1113-1123. https://doi.org/10.1007/s10802-021-00821-0 DOI: https://doi.org/10.1007/s10802-021-00821-0

Loades, M. E., Chatburn, E., Higson-Sweeney, N., Reynolds, S., Shafran, R., Brigden, A., ... & Crawley, E. (2020). Rapid systematic review: the impact of social isolation and loneliness on the mental health of children and adolescents in the context of COVID-19. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 59(11), 1218-1239. https://doi.org/10.1016/j.jaac.2020.05.009 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jaac.2020.05.009

McKune, S. L., Acosta, D., Diaz, N., Brittain, K., Beaulieu, D. J., Maurelli, A. T., & Nelson, E. J. (2021). Psychosocial health of school-aged children during the initial COVID-19 safer-at-home school mandates in Florida: a cross-sectional study. BMC Public Health, 21(1), 1-11. https://doi.org/10.1186/s12889-021-10540-2 DOI: https://doi.org/10.1186/s12889-021-10540-2

Meherali, S., Punjani, N., Louie-Poon, S., Abdul Rahim, K., Das, J. K., Salam, R. A., & Lassi, Z. S. (2021). Mental health of children and adolescents amidst COVID-19 and past pandemics: a rapid systematic review. International journal of environmental research and public health, 18(7), 3432. https://doi.org/10.3390/ijerph18073432 DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph18073432

Mendes, K. D. S., Silveira, R. C. D. C. P., & Galvão, C. M. (2008). Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto-enfermagem, 17, 758-764. https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018

O’Sullivan, K., Clark, S., McGrane, A., Rock, N., Burke, L., Boyle, N., ... & Marshall, K. (2021). A qualitative study of child and adolescent mental health during the COVID-19 pandemic in Ireland. International journal of environmental research and public health, 18(3), 1062. https://doi.org/10.3390/ijerph18031062 DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph18031062

Panda, P. K., Gupta, J., Chowdhury, S. R., Kumar, R., Meena, A. K., Madaan, P., ... & Gulati, S. (2021). Psychological and behavioral impact of lockdown and quarantine measures for COVID-19 pandemic on children, adolescents and caregivers: a systematic review and meta-analysis. Journal of tropical pediatrics, 67(1). https://doi.org/10.1093/tropej/fmaa122 DOI: https://doi.org/10.1093/tropej/fmaa122

Racine, N., McArthur, B. A., Cooke, J. E., Eirich, R., Zhu, J., & Madigan, S. (2021). Global prevalence of depressive and anxiety symptoms in children and adolescents during COVID-19: a meta-analysis. JAMA pediatrics, 175(11), 1142-1150. https://doi.org/10.1001/jamapediatrics.2021.2482 DOI: https://doi.org/10.1001/jamapediatrics.2021.2482

Ravens-Sieberer, U., Kaman, A., Erhart, M., Devine, J., Schlack, R., & Otto, C. (2022). Impact of the COVID-19 pandemic on quality of life and mental health in children and adolescents in Germany. European child & adolescent psychiatry, 31(6), 879-889. https://doi.org/10.1007/s00787-021-01726-5 DOI: https://doi.org/10.1007/s00787-021-01726-5

Samji, H., Wu, J., Ladak, A., Vossen, C., Stewart, E., Dove, N., ... & Snell, G. (2022). Mental health impacts of the COVID‐19 pandemic on children and youth–a systematic review. Child and adolescent mental health, 27(2), 173-189. https://doi.org/10.1111/camh.12501 DOI: https://doi.org/10.1111/camh.12501

Santos, C.M.D.C, Pimenta, C.A.D.M, & Nobre, M.R.C (2007). A estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de provas. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 15, 508-511. https://doi.org/10.1007/s10802-021-00821-0 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023

Schnaiderman, D., Bailac, M., Borak, L., Comar, H., Eisner, A., Ferrari, A., ... & Garibotti, G. (2021). Impacto psicológico del aislamiento por COVID-19 en jóvenes de San Carlos de Bariloche, Argentina: la mirada de los padres. http://dx.doi.org/10.5546/aap.2021.170 DOI: https://doi.org/10.5546/aap.2021.170

Wang, J., Li, Z., Zhou, Y., & Xiao, J. (2020). Mental health response for children and adolescents during the COVID-19 outbreak in China. Psychiatry research, 294, 113530. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.113530 DOI: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.113530

Downloads

Publicado

08-02-2023

Como Citar

Souza, M. S., Sousa, M. R. N., Silva Filho, E. A. da, Sousa, Y. A. S., Sousa, A. M. C., Silva, Élida B. da, Nascimento, I. G. do, Soares, M. das G. S., Prado, T. M., & Aguiar, C. S. de. (2023). Repercussões da pandemia Covid-19 na saúde mental de crianças e adolescentes: uma revisão integrativa. Journal of Education Science and Health, 3(1), 01–12. https://doi.org/10.52832/jesh.v3i1.162

Edição

Seção

REVISÕES DA LITERATURA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)