UTILIZANDO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.52832/rensin.v2.429

Palavras-chave:

Ensino, Ciências, Zoologia

Resumo

Este artigo se insere em um contexto de investigação de sala de aula e de resoluções de problemas, na construção de conceitos científicos por parte dos alunos do Ensino Fundamental dos Anos Finais. É notório que cada educador possui sua maneira singular de mediar a construção do conhecimento, contudo, existe uma linha de pensamento na área do Ensino de Ciências que leva o foco diretamente aos conceitos previamente construídos pelo aluno. Os saberes prévios do conhecimento técnico/científico, que já faz parte do entendimento do aluno, será base para o desenvolvimento do conceito de acordo com a visão científica. Desta forma, duas escolas presentes na região metropolitana do Recife–PE foram selecionadas para serem lócus da pesquisa, sendo uma escola particular e uma pública. A pesquisa foi fundamentada em 7 questões centrais sobre o assunto relacionado aos Testudines, em que, após a obtenção das respostas, as aulas foram devidamente planejadas, com o intuito de retrabalhar os conhecimentos prévios distantes da visão científica. Os resultados alcançados foram relevantes e mostram a importância de levar em consideração o conhecimento prévio dos educandos para construir um conhecimento pautado nas visões construídas pela ciência.

Biografia do Autor

João Pedro de Almeida Dias, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2021). Possui pós-graduação a nível de Especialização pela FACUMINAS (2022). Realizou estágio de Educação Ambiental e Iniciação Científica no Jardim Botânico do Recife entre 2017 e 2018. Desempenhou o papel de Professor das Disciplinas de Ciências e Biologia no âmbito do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio no Colégio Horizonte nos anos de 2019 e 2020. Atualmente é escritor e revisor free lancer de livros didáticos da Editora Construir-PE e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Gisele Evangelista dos Santos, Editora Construir

Mestre em Melhoramento Genético de Plantas, UFRPE. Recife Pernambuco, Brasil.

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Publicado

02/06/2024

Como Citar

de Almeida Dias, J. P., & dos Santos, G. E. (2024). UTILIZANDO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ensinar, 2(1), 1–12. https://doi.org/10.52832/rensin.v2.429

Edição

Seção

Ensino de Ciências - Artigo original