UTILIZANDO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
10.52832/rensin.v2.429Palavras-chave:
Ensino, Ciências, ZoologiaResumo
Este artigo se insere em um contexto de investigação de sala de aula e de resoluções de problemas, na construção de conceitos científicos por parte dos alunos do Ensino Fundamental dos Anos Finais. É notório que cada educador possui sua maneira singular de mediar a construção do conhecimento, contudo, existe uma linha de pensamento na área do Ensino de Ciências que leva o foco diretamente aos conceitos previamente construídos pelo aluno. Os saberes prévios do conhecimento técnico/científico, que já faz parte do entendimento do aluno, será base para o desenvolvimento do conceito de acordo com a visão científica. Desta forma, duas escolas presentes na região metropolitana do Recife–PE foram selecionadas para serem lócus da pesquisa, sendo uma escola particular e uma pública. A pesquisa foi fundamentada em 7 questões centrais sobre o assunto relacionado aos Testudines, em que, após a obtenção das respostas, as aulas foram devidamente planejadas, com o intuito de retrabalhar os conhecimentos prévios distantes da visão científica. Os resultados alcançados foram relevantes e mostram a importância de levar em consideração o conhecimento prévio dos educandos para construir um conhecimento pautado nas visões construídas pela ciência.
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