Edições anteriores

  • BRJPD
    v. 4 (2022)

  • DOSSIÊ - LÚDICO, JOGO, CULTURA LÚDICA E EDUCAÇÃO ESCOLAR
    v. 3 n. 3 (2021)

    O presente dossiê tem como escopo veicular artigos, com vistas a abordar temas e problemas atinentes aos estudos e pesquisas sobre Jogo, Lúdico e Cultura Lúdica, bem como as suas implicações na sociedade. Para tanto, os textos que comporão o dossiê em pauta, focar-se-ão em análises respeitantes aos fundamentos teóricos do jogo, do lúdico e da Cultura Lúdica e sua relação com diferentes áreas de conhecimento. A partir desse objetivo, nosso enfoque é analisar criticamente: os diferentes olhares acerca do jogo e do lúdico; os aspectos históricos e socioculturais do jogo e lúdico; os paradigmas de jogo construídos, mormente, no século XIX e XX; a Cultura Lúdica infantil, juvenil ou adulta; as práticas de ludificação e como emerge na contemporaneidade uma espécie de Ludopolítica (controle do lúdico). À vista disso, o intuito do dossiê é propor uma empreitada científico-literária convocando pesquisadores(as) de diferentes partes do território nacional, da América do Sul e do Norte e da Europa, visando conhecer o que estes(as) intelectuais têm pesquisado a propósito do Jogo e do Lúdico hodiernamente.