JOGO E ROBÓTICA. PERSPECTIVAS ATUAIS A PARTIR DA DIDÁTICA DAS LÍNGUAS E CULTURAS
DOI:
10.52367/BRJPD.2675-102X.2021.3.3.12-24Palavras-chave:
Jogos, Robótica, Didática da linguagem e da cultura, Quarta revolução industrial, Competências do século 21, Tecnologias da informação e da comunicaçãoResumo
Recentemente, a evolução dos processos e meios de produção deu origem à “quarta revolução industrial” (4RI), marcada pela aceleração da inovação tecnológica, bem como pelo papel preponderante da inteligência artificial, robótica, impressão 3D, Internet das Coisas e megadados. O 4RI nos obriga a reconsiderar os princípios básicos da educação em geral e do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras em particular. Neste artigo, exploraremos as perspectivas atuais sobre robótica a partir da didática de línguas e culturas (DLC), com uma ênfase especial no tema do jogo. Depois de sublinhar a relação entre o 4RI e as chamadas competências do século XXI, examinaremos brevemente os efeitos do 4RI no DLC e mencionaremos quais podem ser os papéis educacionais atribuídos às últimas tecnologias de informação e comunicação (TIC) no contexto descrito acima. Em seguida, nos voltaremos para uma área ainda pouco estudada na encruzilhada da DLC, robótica e ciência dos jogos: apresentaremos e discutiremos alguns dos desenvolvimentos existentes e sugeriremos algumas possíveis direções de pesquisa.
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