ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: PROPOSTA DE DESIGN INSTRUCIONAL A PARTIR DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Myriam Dornelas Instituto Federal Minas Gerais - Campus Bambuí
  • Cláudia Campos Instituto Federal Minhas Gerais - Campus Bambuí
  • Viviane Martins Instituto Federal Minhas Gerais - Campus Avançado Arcos

DOI:

10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.4.118-144

Palavras-chave:

Estilos de aprendizagem, Ensino Não Presencial, Pandemia, Novas Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao Ensino – NTIC

Resumo

O objetivo deste estudo consistiu em identificar os Estilos de Aprendizagem de alunos matriculados na disciplina Gestão e Rotinas de Recursos Humanos de um Curso Técnico em Administração de uma instituição pública federal e propor o Design Instrucional para a modalidade de ensino remoto em função da Pandemia do Novo Coronavírus. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo a partir de um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário fechado (N-ILS - New Index of Learning Styles). Concluiu que os principais estilos de aprendizagem da turma foram voltados para os polos Sensitivo, Verbal, Reflexivo e Sequencial, que teve o design instrucional criado com atividades proporcionais aos Estilos identificados nessa turma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Myriam Dornelas, Instituto Federal Minas Gerais - Campus Bambuí

Possui graduação e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras e Doutorado em Engenharia Florestal pelo Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Lavras. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Minas Gerais - Campus Bambuí-MG (IFMG). Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de empreendimentos rurais e ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, projetos agropecuários, administração e economia rural, empreendedorismo, gestão de pessoas, metodologia de pesquisa e projetos de Trabalho de Conclusão de Curso e responsabilidade social de empresas.

Cláudia Campos, Instituto Federal Minhas Gerais - Campus Bambuí

Possui graduação em Administração de empresas com habilitação em empresas rurais e cooperativismo pela Universidade Federal de Lavras (2002). Mestrado em Agronégócio pela Universidade Federal de Goiás (2008). Experiência em docência na área de Administração e Economia Rural, Marketing, Projetos e Gestão Estratégica.

Viviane Martins, Instituto Federal Minhas Gerais - Campus Avançado Arcos

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com a titulação de Mestre na mesma instituição. Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, e especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas e em Língua Inglesa pela Loyola University Chicago. Possui segunda licenciatura em Pedagogia pela FAPAN - Paraná, especialização em Gestão Escolar e em Tecnologias Digitais e Inovação em Educação, ambas pela UNICSUL, e aperfeiçoamento em Docência na Educação a Distância - Aprendizagem Baseada em Problemas / Projetos, pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo.
Experiência, tanto em cursos presenciais quanto em Educação a Distância (EaD), na área de Letras e Linguística, com ênfase em Educação, Linguística, Comunicação e Semiótica, atuando principalmente nos segmentos de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, Comunicação, Educação e Projetos (a partir da metodologia do Design Thinking), tendo como experiências as as disciplinas de Escrita Acadêmica e Metodologia Científica, Formação Docente, Linguística Aplicada e Análise do Discurso, Mídia e Educação, Literaturas Brasileira, Portuguesa, Inglesa e Norte-Americana, Estudos Tradutológicos e Metodologia do Ensino de Língua Inglesa, Linguagens de Mediações Tecnológicas (TIC), Análise das Mídias, Semiótica e Teorias da Comunicação.
Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa e Língua Inglesa EBTT no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, no campus Arcos.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

DORNELAS, M.; CAMPOS, C. .; MARTINS, V. ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: PROPOSTA DE DESIGN INSTRUCIONAL A PARTIR DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM . Brazilian Journal of Policy and Development, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 118–144, 2020. DOI: 10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.4.118-144. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/brjpd/article/view/311. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático