GOVERNANÇA, DELIBERAÇÃO DEMOCRÁTICA E LOBBY NA POLÍTICA PÚBLICA DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL

Autores

  • José Rodrigo Paprotzki Veloso SENAI-SP

DOI:

10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.3.153-176

Palavras-chave:

Aprendizagem profissional, Deliberação democrática, Lobby, Advocacy

Resumo

Este artigo analisa os fatores que motivaram a expedição da Portaria nº 1.288/2015 pelo Ministério do Trabalho e seus desdobramentos. Ato ilegal que propôs burlar o cumprimento de cotas de aprendizes, aponta visões dos atores envolvidos na política pública, bem como seus caminhos e descaminhos. Valendo-se de pesquisa bibliográfica e documental que alicerça o estudo exploratório-descritivo, busca-se analisar a relação de governança da Aprendizagem Profissional em prol de maior desenvolvimento institucional, os mecanismos de deliberação democrática implementados pelo poder público e os movimentos de advocacy, com especial atenção à iniciativa de lobby. Conclui dispondo que os mecanismos de deliberação são propícios ao desenvolvimento institucional das políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-09-29

Como Citar

VELOSO, J. R. P. GOVERNANÇA, DELIBERAÇÃO DEMOCRÁTICA E LOBBY NA POLÍTICA PÚBLICA DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL . Brazilian Journal of Policy and Development, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 153–176, 2020. DOI: 10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.3.153-176. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/brjpd/article/view/279. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos