na cuestión de (in) civilidad en el sur de Brasil: la inmigración azoresiana en Rio Grande do Sul a través de la historiografía clásica

Autores/as

DOI:

10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.4.253-264

Palabras clave:

Historiografía. Inmigración azoriana. Río Grande del Sur.

Resumen

El artículo analiza el papel jugado por los inmigrantes azorianos en Rio Grande do Sul a partir de algunos clásicos de la historiografía de Rio Grande do Sul, buscando identificar los “diferentes inmigrantes” presentes en estos trabajos. Así, analizamos las diferentes visiones existentes sobre la historiografía azoriana en Rio Grande do Sul, cuidando no reconstruir la historia de este proceso migratorio, sino identificar, en las obras analizadas, el perfil construido por sus autores para estos inmigrantes del siglo XVIII. Teniendo como referencia el entendimiento de que los trabajos sobre la inmigración azoriana en RS se encuentran en diferentes temporalidades y contextos, es que comenzaremos a investigar esta rica producción, que ahora los presenta como un tema tosco y rudo; trabajador y honesto, ahora como constructor de la identidad gaucha.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniel Luciano Gevehr, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PPGDR

Realiza estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É doutor em história (2007) pela mesma Universidade, onde também realizou sua graduação em história (2000) e mestrado em história (2003). É Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR - FACCAT), onde também atua como Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Instituições, Ordenamento Territorial e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional. Participa como pesquisador dos grupos Estratégias Regionais (Universidade UNILASALLE), Núcleo de Estudos de História da Imigração (Universidade de Passo Fundo - UPF), História das mulheres e estudos de gênero	Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS). É coordenador do NIEMI - Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios e Identidades, em parceria com universidades do Brasil e do exterior. É, também, coordenador de Área do Programa Residência Pedagógica (PRP-Capes) do Curso de História da FACCAT. Seu campo de investigação privilegia, atualmente, as questões que envolvem a problemática do patrimônio cultural, da educação patrimonial, da memória,das sensibilidades, da produção dos espaços urbanos, educação e formação docente. Pesquisa, ainda sobre as representações de raça, etnia e gênero. Tem experiência na área de história, educação e desenvolvimento regional, atuando principalmente nos seguintes temas: história do Brasil e do Rio Grande do Sul, história dos municípios, movimentos migratórios históricos e contemporâneos, movimento Mucker, patrimônio cultural, espaços urbanos, memória, representações e relações de gênero, raça e etnia e processos identitários.

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

GEVEHR, D. L. na cuestión de (in) civilidad en el sur de Brasil: la inmigración azoresiana en Rio Grande do Sul a través de la historiografía clásica. Brazilian Journal of Policy and Development, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 253–264, 2020. DOI: 10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.4.253-264. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/brjpd/article/view/310. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos