Tecnologias digitais frente ao cenário da COVID-19: (in)efetividade do direito educacional brasileiro?

Autores/as

  • Guilherme Mendes Tomaz dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.3.35-54

Palabras clave:

Educação, Direito Educacional, Tecnologias Digitais

Resumen

Este ensaio reflete sobre a (in)efetividade do direito educacional frente o uso de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem de estudantes de escolas públicas brasileiras diante do contexto da pandemia do COVID-19. Nesse sentido, analisa a concepção internacional de educação para todos nos documentos da UNESCO. Também analisa a visão brasileira no campo do direito educacional presente nos dispositivos legais - Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Base Curricular Nacional Comum. As reflexões apontam que, frente a esse cenário pandêmico e das premissas da lei educacional brasileira, o Estado não está promovendo assistência aos estudantes da rede pública para a realização do processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, não está garantindo o direito fundamental da educação, contribuindo para o aumento da desigualdade social, vulnerabilidades e redução de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de competência tecnológica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Descargas

Publicado

2020-09-28

Cómo citar

MENDES TOMAZ DOS SANTOS, G. . Tecnologias digitais frente ao cenário da COVID-19: (in)efetividade do direito educacional brasileiro?. Brazilian Journal of Policy and Development, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 35–54, 2020. DOI: 10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.3.35-54. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/brjpd/article/view/270. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos