Remote teaching in the pandemic: proposal of instructional design from learning styles

Authors

  • Myriam Dornelas Instituto Federal Minas Gerais - Campus Bambuí
  • Cláudia Campos Instituto Federal Minhas Gerais - Campus Bambuí
  • Viviane Martins Instituto Federal Minhas Gerais - Campus Avançado Arcos

DOI:

10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.4.118-144

Keywords:

Learning styles, Non-classroom teaching, Pandemic, New Information and Communication Technologies applied to Teaching – NTIC

Abstract

The objective of this study was to identify the Learning Styles of students enrolled in the Management and Routines of Human Resources discipline of a Technical Course in Administration of a federal public institution, and to propose the Instructional Design for the non-classroom teaching mode due to the Pandemic of the New Coronavirus. Methodologically, a qualitative, descriptive research was carried out based on a case study. Data were collected through a closed questionnaire (N-ILS - New Index of Learning Styles). It concluded that the main learning styles of the class were focused on the Sensitive, Verbal, Reflective and Sequential poles, which had the instructional design created with activities proportional to the Styles identified in this class.

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Author Biographies

Myriam Dornelas, Instituto Federal Minas Gerais - Campus Bambuí

Possui graduação e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras e Doutorado em Engenharia Florestal pelo Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Lavras. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Minas Gerais - Campus Bambuí-MG (IFMG). Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de empreendimentos rurais e ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, projetos agropecuários, administração e economia rural, empreendedorismo, gestão de pessoas, metodologia de pesquisa e projetos de Trabalho de Conclusão de Curso e responsabilidade social de empresas.

Cláudia Campos, Instituto Federal Minhas Gerais - Campus Bambuí

Possui graduação em Administração de empresas com habilitação em empresas rurais e cooperativismo pela Universidade Federal de Lavras (2002). Mestrado em Agronégócio pela Universidade Federal de Goiás (2008). Experiência em docência na área de Administração e Economia Rural, Marketing, Projetos e Gestão Estratégica.

Viviane Martins, Instituto Federal Minhas Gerais - Campus Avançado Arcos

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com a titulação de Mestre na mesma instituição. Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, e especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas e em Língua Inglesa pela Loyola University Chicago. Possui segunda licenciatura em Pedagogia pela FAPAN - Paraná, especialização em Gestão Escolar e em Tecnologias Digitais e Inovação em Educação, ambas pela UNICSUL, e aperfeiçoamento em Docência na Educação a Distância - Aprendizagem Baseada em Problemas / Projetos, pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo.
Experiência, tanto em cursos presenciais quanto em Educação a Distância (EaD), na área de Letras e Linguística, com ênfase em Educação, Linguística, Comunicação e Semiótica, atuando principalmente nos segmentos de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, Comunicação, Educação e Projetos (a partir da metodologia do Design Thinking), tendo como experiências as as disciplinas de Escrita Acadêmica e Metodologia Científica, Formação Docente, Linguística Aplicada e Análise do Discurso, Mídia e Educação, Literaturas Brasileira, Portuguesa, Inglesa e Norte-Americana, Estudos Tradutológicos e Metodologia do Ensino de Língua Inglesa, Linguagens de Mediações Tecnológicas (TIC), Análise das Mídias, Semiótica e Teorias da Comunicação.
Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa e Língua Inglesa EBTT no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, no campus Arcos.

Published

2020-12-29

How to Cite

DORNELAS, M.; CAMPOS, C. .; MARTINS, V. Remote teaching in the pandemic: proposal of instructional design from learning styles. Brazilian Journal of Policy and Development, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 118–144, 2020. DOI: 10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.4.118-144. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/brjpd/article/view/311. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Special issue