PIAGET EM JOGO: UMA CRÍTICA

Autores

  • Brian Sutton-Smith University of Pennsylvania

DOI:

10.52367/BRJPD.2675-102X.2021.3.3.134-144

Palavras-chave:

Piaget, Jogo, Lúdico

Resumo

Contesta-se, neste texto, a tentativa de Piaget de reduzir o jogo a uma função do pensamento, porquanto considero essa perspectiva uma concepção distorcida a respeito do, pelo fato de se preocupar com uma classe restrita de operações intelectuais e por sua “epistemologia copista”. Ao basear a origem da representação sobre uma noção “copista de imitação” e ao propugnar que esta desempenha apenas a função de replicar conceitos, Piaget priva o jogo de qualquer papel genuinamente constitutivo dentro do pensamento. À vista disso, este texto discute as consequências contraditórias, tanto em termos das evidências acerca da ontogênese do jogo, quanto o recurso final de Piaget no que tange às explicações afetivas e conativas mais características.

 

 

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Biografia do Autor

Brian Sutton-Smith, University of Pennsylvania

Brian Sutton-Smith (1924-2015) foi Professor Doutor Titular na University of Pennsylvania. É tido como um dos maiores estudiosos acerca das Teorias sobre Jogo e Cultura Lúdica nos últimos 100 anos. Em 50 anos de pesquisa, este intelectual publicou mais de 350 textos, no formato de livros, capítulos e artigos. Em resumo, Sutton-Smith liderou os principais avanços nas Teorias sobre Jogo e Cultura Lúdica.

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Publicado

2021-11-08

Como Citar

SUTTON-SMITH, B. . PIAGET EM JOGO: UMA CRÍTICA. Brazilian Journal of Policy and Development, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 134–144, 2021. DOI: 10.52367/BRJPD.2675-102X.2021.3.3.134-144. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/brjpd/article/view/385. Acesso em: 23 nov. 2024.