Ética e boas práticas para publicação
Editores
A prática editorial e a relação do editor com autores e avaliadores estão amparadas no Guia para editores do Committee on Publication Ethics (COPE).Toda decisão editorial é fundamentada na originalidade, contribuição, pertinência, vigência temática, estrutura geral e cumprimento das políticas editoriais para atendimento do escopo da revista.
Avaliadores
A avaliação se baseia no mérito do trabalho, não influenciada, positiva ou negativamente, por motivos pessoais, financeiros ou preconceitos.As submissões e os detalhes das revisões são mantidos sob confidencialidade. O avaliador deve se certificar e informar aos editores de qualquer potencial conflito de interesse antes do aceite da avaliação ou durante o processo. Ao se deparar com alguma irregularidade em relação ao artigo avaliado, o avaliador deve comunicar o editor. Exemplos de possíveis irregularidades são: identificação de plágio; fabricação e/ou falsificação dos resultados; publicação redundante. Não são aceitos pareceres que não estejam suficientemente justificados.
Autores
A indicação de autoria em um artigo científico, seguindo o Guia pra autores da COPE (inglês), se deve apenas àqueles que: a) contribuem intelectual, direta e substancialmente na concepção da pesquisa/artigo (aquisição, análise ou interpretação dos dados apresentados);
b) participam na construção das versões preliminares ou revisão crítica do conteúdo do artigo;
c) responsabilizam-se pela autoria a fim de garantir exatidão e integridade do artigo.
O(s) autor(es) deve(m) declarar a existência de conflito de interesses quando for o caso, utilizando o campo apropriado disponível no template notas da obra que será enviado como documento suplementar do artigo, e também no campo correspondente do sistema durante o processo de submissão.
Os autores têm a possiblidade de fazer uma publicação ampliada disponibilizando seus dados de pesquisa como documento suplementar, sempre que se apresente em um formato aberto (https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_open_formats) e se adicione a referência bibliográfica do artigo no suplemento (quando for possível).
Retratação e manifestação de preocupação
O editor tem o dever de agir na suspeita ou alegação de má conduta identificada. Esta investigação se estende tanto às submissões quanto aos artigos publicados. A JESH tem como instrumento os fluxogramas COPE para apurar fatos e determinar as ações necessárias na resolução dos casos. Também adota o Guia pra registro e publicação de retratação do Scielo.
Artigos apresentados em eventos científicos
A JESH aceita artigos já apresentados em eventos científicos, desde que reformulado e melhorado, principalmente introdução, resultados e discussão. No entanto, os autores tem a obrigação de informar o evento (nome e link do site) onde foi apresentada a comunicação no processo de submissão do artigo, no campo “comentários ao editor” do sistema. Caso o manuscrito seja aceito será mencionado em nota de rodapé que é oriundo de apresentação realizada no referido evento científico.