O YOUTUBE COMO FONTE DE ENSINO DE EPIGENÉTICA
DOI:
10.52832/jesh.v4i4.475Resumo
A plataforma de vídeos do Youtube foi de grande importância durante a pandemia da COVID-19. Pois, neste momento, o uso dessa plataforma ganhou um aumento de usuários mundialmente. Neste mesmo período ocorreu a grande utilização da mesma pelos professores para apoio ao ensino remoto. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi analisar as videoaulas sobre o conteúdo de epigenética na plataforma do Youtube, que tinha como enfoque o ensino básico, para entender se o assunto está sendo bem trabalhado, sem possui informações corretas e nãoapresenta lacunas de conhecimento para o público-alvo. Esta pesquisa possui caráter quali-quantitativa com teor exploratório e descritivo. Os dados foram coletados através da plataforma digital Youtube (https://www.youtube.com), e a busca foi realizada, a partir das seguintes palavras chaves “epigenética” e “ensino básico”. Para a seleção das vídeos aulas foram utilizados os critérios de inclusão: videoaula publicada a partir do ano de 2019; mais de 10.000 visualizações; gravada em Língua Portuguesa; e enfoque em algum nível de ensino da Educação Básica. O Youtube passou a ser muito utilizado, e quando atrelado ao ensino se tornou uma ferramenta didática poderosa. No entanto, os dados mostram que o tema está sendo pouco explorado por criadores de conteúdo nesta plataforma, pois o ensino da genética ainda é um desafio para alguns professores do ensino básico, por conta do nível de abstração e descontextualização com a realidade dos alunos, a tornando assim, de difícil compreensão para muitos.
Downloads
Métricas
Referências
Aranha, C. P., Sousa, R. C. de.; Bottentuit, J. B., Rocha, J. R., & Silva, A. F. G. (2019). O YouTube como Ferramenta Educativa para o ensino de ciências. Olhares & Trilhas, 21(1), 10–25. https://doi.org/10.14393/ot2019v21.n.1.46164
Cezana, N. A. O., & Silva, M. (2022). Utilização de uma sequência didática com metodologias ativas como proposta para o ensino de genética. Research, Society and Development, 11(15), e563111537385. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i15.37385
Dionízio, T. P., Silva, F. P. da; Dionízio, D. P., & Carvalho, D. de M. (2019). O Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação como Ferramenta Educacional Aliada ao Ensino de Química. EaD Em Foco, 12(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.809
Ferreira, D. H. L., Branchi, B. A., & Sugahara, C. R. (2020). Processo de ensino e aprendizagem no contexto das aulas e atividades remotas no Ensino Superior em tempo da pandemia Covid-19. Revista Práxis, 12(1sup). https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3464
Junior, F. de L. D., Gonçalves, M. R., Mandelli, B. F., Silva, C. P. da, Lacerda, R. A., Beserra, G. R., Almeida, A. de S., Junior, P. C. de A., Santos, A. O., & Abrantes-Coutinho, V. E. (2022). A influência da epigenética na prevenção do câncer. Research, Society and Development, 11(15), 774–792. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i15.37346
Nagumo, E., Teles, L. F., & Silva, L. D. A. (2020). A utilização de vídeos do Youtube como suporte ao processo de aprendizagem (Using Youtube videos to support the learning process). Revista Eletrônica de Educação, 14, e3757008. https://doi.org/10.14244/198271993757
Nascimento, J. S., Santos, T. C. dos, & Nascimento, E. F. V. B. C. do. (2021). O YouTube Como Instrumento Pedagógico para o Ensino de Genética na Pandemia de Sars-CoV-2. Anais Do XV Colóquio Internacional “Educação E Contemporaneidade” (EDUCON), XVII. https://doi.org/10.29380/2021.15.08.03
Pereira, S. D. S., Cunha, J. S. da, & Lima, E. M. (2020). ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GENÉTICA. Investigações Em Ensino de Ciências, 25(1), 41. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p41
Quaresma, S., Torres, P. F., Costa, F. de J., & Rosse, I. C. (2022). Análise do Conteúdo de Epigenética Abordado nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio. Revista Brasileira de Pesquisa Em Educação Em Ciências, 22, e36988. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u693711
Ribeiro, L. C. L. C., Sachs, D., Silva, M. R. A., & Junior, M. F. R. (2020). Sequência didática sobre genética utilizando Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para alfabetização científica. Research, Society and Development, 9(2), e143921786. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i2.1786
Saldanha, L. C. D. (2020). The discourse of remote teaching during the COVID-19 pandemic El discurso de la enseñanza remota durante la pandemia COVID-19. Revista Educação E Cultura Contemporânea , 17(50), 2020. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20200080
Silva, D. dos S., Andrade, L. A. P., & Santos, S. M. P. dos. (2020). Alternativas de ensino em tempo de pandemia. Research, Society and Development, 9(9), e424997177–e424997177. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7177
Silva, J. M. B., & Cerqueira, L. L. de M. (2020). PLATAFORMA YOUTUBE® COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação Em Ciências E Matemática, 8(2), 774–792. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.10191
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Journal of Education Science and Health
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.