ALÉM DOS LIVROS: UMA REVISÃO DE LITERATURA DO PAPEL DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA

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Resumo

A crescente relevância da gamificação como estratégia pedagógica, especialmente no contexto da BNCC, busca promover uma abordagem mais ativa e interdisciplinar no ensino. O objetivo deste estudo é analisar, a partir de uma revisão da literatura, como a gamificação tem sido utilizada no ensino de História, destacando os possíveis desafios e contribuições inerentes a essa estratégia de aprendizagem. A metodologia empregada envolveu a revisão de artigos científicos e trabalhos acadêmicos relevantes, bem como a análise comparativa das abordagens e resultados encontrados. Os resultados sugerem que a gamificação pode promover maior engajamento dos alunos, facilitar a compreensão de conceitos históricos complexos e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. No entanto, são necessárias abordagens mais amplas e contextualizadas para garantir a eficácia da gamificação no ensino de História. Conclui-se que a integração da gamificação na prática pedagógica pode representar uma oportunidade promissora para enriquecer a aprendizagem histórica e atender as demandas da BNCC.

 

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Biografia do Autor

Nathaly Maria dos Santos, Rede Estadual de Ensino de Pernambuco

Mestre em Ensino de História pela Universidade de Pernambuco (UPE). Docente da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco.

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Publicado

12-06-2024

Como Citar

Santos, N. M. dos. (2024). ALÉM DOS LIVROS: UMA REVISÃO DE LITERATURA DO PAPEL DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA. Journal of Education Science and Health, 4(2), 1–9. Recuperado de https://bio10publicacao.com.br/jesh/article/view/446

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS